Comunicação Corporativa é muito mais do que um cartão de visita

Comunicação Corporativa é muito mais do que um cartão de visita.

Quando falamos em Comunicação Corporativa, a primeira coisa que pensamos é: Cartão de visita.

Para montar um cartão de visita precisamos de um logo. Então temos um logo, o nome que vai no cartão, tipo do serviço oferecido e pronto. Temos um cartão de visita e uma Comunicação Corporativa pronta.

Não. Se essa é a sua ideia de comunicação corporativa, tire-a já da cabeça!

Na verdade, até podemos começar pelo Logo, uma vez que ele é a representação gráfica da empresa, é um signo que precisa ser estudado e desenhado para remeter tudo o que a empresa prega e desenvolve. Mas lembre-se o Logo não pode em hipótese alguma ser um símbolo qualquer, ele remeter aos valores da empresa, precisa fazer sentido e ser condizente com os serviços prestados.

 

Então o que é Comunicação Corporativa?

Palavras do Wikipedia: “Comunicação Corporativa é uma atividade estratégica para as diretorias e presidências das empresas. Ela engloba, nas empresas, a supervisão da assessoria de imprensa, o planejamento, implementação e condução das ações de comunicação interna — o que envolve o público interno, ou seja, os funcionários da corporação, e todo e qualquer relacionamento com o público externo, no âmbito corporativo.”

Ou seja, é muito mais do que cartões de visita. Tem a ver com planejamento, endomarketing, campanhas internas e externas

Organização de Campanhas. Entendi, mas e agora?

Primeira coisa, pesquise e organize:

Faça um apanhado geral de todo e qualquer tipo de comunicação interna ou externa que você tenha feito para a sua empresa. Dessa forma você consegue entender o que valeu a pena e o que nem tanto. Separe o joio do trigo, e entenda o que mdeu certo e o que não deu certo, assim você consegue preparar a sua empresa para uma próxima campanha.

Trace seus objetivos:

O que você quer fazer? Vamos imaginar que seus funcionários de modo geral, tiveram um declive no rendimento. Todos são bons funcionários, mas estão na empresa há algum tempo, e suas funções acabaram caindo na rotina. O que fazer?

Monte uma campanha de endomarketing com algum incentivo! Faça-os competir (de maneira saudável, nada de abrir jogos vorazes na empresa) apresente um bônus para o funcionário que se sair melhor.

Use um conceito criativo diferenciado para cada Campanha:

Conceito criativo é basicamente um estilo de arte para a campanha. Por exemplo, se você quiser implantar uma campanha de alimentação saudável dentro de sua empresa, todos os cartazes relacionados devem ter o mesmo esquema de cores, por exemplo, a Campanha de Alimentação saudável será toda em verde. A Campanha relacionada à Casual Friday pode ter o esquema de cores laranja. Isso ajuda a diferenciar as campanhas e também ajuda no entendimento de quem está recebendo a informação. Com o tempo, o cérebro se acostuma e vai passar a associar as cores às campanhas. Genial não?

Dê o Exemplo:

Se você implantou uma campanha dentro da sua empresa, siga-a risca. Se o dono aderiu à campanha, todos os seus funcionários vão aderir também. Isso é uma regra básica de hierarquia.

Mas tenha bom senso na implantação da Campanha. Nenhum funcionário vai aderir à uma campanha onde ele faz hora extra de graça.

Mãos à obra!

Implantar uma campanha dentro de uma empresa não é uma tarefa fácil. Precisa-se de muito conhecimento em Marketing e muito preparo também. Contrate um empresa séria e com experiência neste ramo.

A Lion Audiovisual oferece uma gama de serviços de comunicação e marketing muito extensa, trabalhando sempre com seriedade e muito profissionalismo.


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Sobre a Autora:

Thais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!