Desvendando Mistérios – O Grip

Hoje para variar, vamos desvendar mais um mistério, o Mistério do Grip. Para quem não sabe, Grip no mundo da fotografia não é Gripe de Resfriado, com sinusite e nariz entupido. O Grip é um aparelhinho muito útil usado pela maioria dos fotógrafos. Aliás, para alguns, é um acessório indispensável numa sessão de fotos, para outros significa uma sessão bem longa de fotos. Hoje vamos explicar para você. Vem ser Voraz com a Lion!

 

Acessório para Deixar a Máquina mais Profissional

 

Se você está procurando fotógrafo e ouviu algum rumor parecido com esse, fuja deste profissional. Corra pra sempre, e só pare quando estiver a uma distância bem segura. É sério. Um Grip é um acessório, mas não é para deixar sua câmera mais profissional, um Grip é basicamente uma extensão da bateria. É algo que vai embaixo da máquina, liga na bateria, que é estendida.

Este acessório é mais usado por fotógrafos profissionais que fazem eventos longos, tipo festas de debutante e casamento. Além filmagens de média duração. Para sessões curtas de fotos, ele não é muito necessário. Mas lembre-se, o bom fotógrafo precisa estar sempre preparado para os desafios.

Então, se é um extensor de bateria, porque tem gente que fala que é para deixar o trabalho mais profissional? Fotos profissionais tem a ver com composição, enquadramento e qualidade, não com bateria. Pois é meu Caro Padawan, pois é. Só porquê o Grip é um negócio um pouco grande, da impressão que sua câmera é maior, câmera maior dá impressão de fotos melhores, para os leigos, obviamente. Mas não tem nada a ver com qualidade, lembre-se disso. Se alguém defender o próprio trabalho com argumentos “meu trabalho e profissional, uso até Grip” sai correndo imediatamente.

 

Em quais casos devo recorrer ao Grip?

 

Primeira coisa, e também, mais importante, o bom fotógrafo deve conhecer bem o próprio equipamento. Não adianta absolutamente nada ter um super investimento em equipamentos e não saber usar. O Grip é um claro exemplo disso. Justamente porque deixa a máquina mais pesada, portanto se for uma sessão bem curta, não tem real necessidade, isso só vai deixar o fotógrafo cansado e dolorido.

O Grip geralmente funciona à base de pilhas ou com mais baterias da mesma câmera, por isso é tão legal. E também tão pesado. Quando as pilhas ou baterias acabam, você pode colocar outras e seguir o ensaio, por isso é bastante prático. Mas lembre-se, Grip na máquina não significa fotos de melhor qualidade.

 

A Escolha do Fotógrafo deve sempre se basear nas fotos, não nos equipamentos.

É claro que um fotógrafo com mais equipamentos, terá mais recursos do que outros, porém o mais importante é o portfólio do fotógrafo, a especialidade dele, os projetos que participou e tudo mais. Por isso você pode sempre contar com a Lion. Além de equipamentos de ponta para produção de vídeos e fotografia, temos vasto conhecimento sobre enquadramento, composição de arte e direção de fotografia e uma equipe com diversos fotógrafos especializados em cada área, seja eventos, fotografia de estúdio, still e fotografia de produto. Confira nosso portfolio e solicite um orçamento, você vai se surpreender!

 


Leia Também:

Desvendando Mistérios – O ISO

Lollapalooza – Retratos de um Festival


Sobre a Autora:

Thais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!