Desvendando Mistérios – O ISO

Hoje vamos falar sobre um assunto de muita importância no mundo da fotografia, mas que muitas vezes as pessoas não dão o devido valor, aliás, algumas até esquecem. O ISO. Nossos leitores são criaturas muito curiosas e diversas vezes perguntam a respeito do ISO, como trabalhar melhor com ele e se ele tem necessidades básicas. Vamos falar exatamente sobre isso hoje, tudo o que você precisa saber sobre ISO. Vem ser Voraz com a LIon!

 

ISO ou ASA

 

Se você acha que eu estou falando Grego, vou explicar. ISO e ASA são a mesma coisa. A diferença é que ASA a gente usava para filme, e ISO a gente usa pra fotografia digital.

O termo ASA significa American Standards Association (Associação Americana de Padrões) e o termo ISO significa  International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização).

Via de Regra, um filme de ASA 100 é uma foto feita digitalmente no ISO 100. Não há muito segredo nesse ponto.

 

Como Calcular então?

 

Por via de regra então, quanto mais baixo o ISO, menos luz entra no sensor da máquina. Quanto mais alto o ISO menos você precisa compensar a luz em relação à Obturador e Diafragma. Então vou fazer o seguinte, vou fotografar pra sempre em 3200 e seguir o baile.

Vai com Deus, mas depois não venha reclamar que a foto ficou cheia de pontinhos e dizer que a câmera não presta. Eu já vi muito disso acontecer. É claro que câmeras melhores, com sensores maiores Full Frame, já conversamos sobre esse assunto aqui, mas clique para você relembrar, você terá menos granulação de ISO. Mas, com ISO altíssimo, a granulação da sua foto é inevitável.

 

Granulação? É tipo confeito de bolo?

 

Não, não é tipo confeito de bolo. Quando digo que a foto fica granulada, é que ela fica cheia de pontinhos. É quando você pega seu iphone com a sua super câmera, faz uma foto noturna e pensa “Mas ué, parece que está em baixa resolução! será que acabou a memória?” Não, os grãos ficam maiores, as fotos enchem de pontinhos, fica esquisito e você acha que a câmera tá com defeito. Não, não está, é o ISO que está alto, só isso.

Daí você me pergunta, ou não, mas eu vou falar mesmo assim: E na época dos filmes? como que era? Bem, você já deve ter ouvido falar que ainda, as máquinas fotográficas ainda não chegaram no mesmo nível de qualidade das máquinas de filme de antigamente. Sim, em partes é verdade. Mas não está muito longe não. O uso da digital embora não tenha a mesma qualidade, vale a pena pela praticidade e pelo custo que é bem mais barato, e verdade seja dita, a diferença é muito pequena. Porém um dos motivos das fotos digitais ainda não terem superado as analógicas é justamente o ISO.

Pois a granulação de uma ASA alta de um filme é infinitamente menor, do que uma máquina comum. Claro, que existe uma variação de filme para filme, qualidade e entre outros. Mas essa é outra história.

 

O Pulo do Leão, é só saber dosar entre ISO, Diafragma e Obturador. E quem melhor para saber o melhor dos mundos, e ainda ter um olhar fotográfico ímpar? Nós da Lion Audiovisual! Sabemos como não granular as suas fotos e preservar momentos únicos para sempre! Vem com a Lion!


Leia Também:

P&B – O Mundo em Preto e Branco

Desvendando Mistérios – Light Paint


eu-gataSobre a Autora:

Thais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!