3 Dicas Infalíveis para Fotografias Noturnas

Fotografar de dia, é uma delícia. Mas quando a cidade dorme, e as luzes se apagam, parece que tudo fica mais convidativo à ser fotografado. Só que esse é o grande problema, as luzes apagam. E com luzes apagadas, fica difícil fotografar do jeito e com a qualidade que a gente gosta. Por isso, temos algumas dicas para vocês! E pode apostr, fotografias noturnas, estão sempre entre as mais lindas! Vem conferir!

Fotos Noturnas = Obturador. Sempre

dicas noturnas-obturador

É básico? Totalmente. Mas as pessoas simplesmente esquecem que um obturador bem aberto faz verdadeiros milagres.

Para quem não sabe, o obturador define o tempo de exposição da fotografia. Então quanto maior o tempo de abertura dele, mais luz entra. Ou seja mais iluminada fica a sua foto.

E quanto tempo um obturador pode ficar aberto? Infinitamente. O tempo que você achar que ele deve ficar. Se achar que deve ficar um milésimo de segundo, sem problemas. Se achar que deve ficar dois segundos, bacana também. Se quiser que ele fique aberto uma semana, sem problemas também, mas vai entrar tanta luz que não vai fazer muito sentido.

Mas como tudo nessa vida, nada é perfeito, e tudo tem o pulo do gato. O do obturador é o tripé.

dicas noturnas-obturador tripe

Dica da tia Thais. Vai brincar de obturador? Leva um tripé, se não, nem brinca. Porque como o obturador fica aberto muito tempo, ele capta absolutamente tudo que ele vê, durante todo o tempo em que ficar aberto. Seja o milésimo de segundo, sejam as horas. Então a chance de tremer a imagem é muito alta, mesmo que você calcule para meio segundo. Aliás, passou de ¼ de segundo, tudo tem chance de sair meio tremido.

O seu Amigo de todas as horas, o ISO

Então você me diz “eu não tenho um tripé. E mesmo que tivesse, qual a chance de ficar carregando esse trambolho o tempo todo? Não rola!”

Isso é uma verdade, das mais verdadeiras possíveis. Então, quem vai nos defender diante das fotografias noturnas? O seu amigo da vizinhança, o ISO!

dicas noturnas-iso

O ISO é a versão moderna do que a gente chamava de ASA nos primórdios da fotografia analógica. Quando a gente comprava filme ASA 400 porque não sabia se ia fazer sol ou se ia chover, então pegava um filme médio, assim dava aquela balanceada. Porém, graças a Nossa Senhora da Fotografia Moderna, em praticamente qualquer máquina hoje, conseguimos sair do automático, e fazer alguns ajustes, tipo o do ISO.

Quanto mais escuro estiver, e menos você quiser mexer no obturador, maior deve ser o ISO, isso ajuda a clarear a foto, sem ter que mexer com obturador e velocidade da foto. O que ajuda bastante, caso você vá fotografar coisas que se mexem. Porém, como tudo nessa vida, temos o pulo do gato. Novamente.

dicas noturnas-iso-alto

O do ISO é o seguinte, quanto mais alto for o ISO mais granulada e cheia de ruídos fica a imagem. É uma coisa horrível e pavorosa na vida? Não de forma alguma. Porém ficam vários pontinhos na sua foto. Se você for fotógrafo de primeira viagem e se deparar com uma foto cheia de pontinhos que tirou no automático (quando você larga a máquina no automático a primeira coisa que ela mexe é o ISO) e ver aqueles tons todos mais vermelhos e pontinhos, saiba, sua máquina não está com defeito, e tampouco é de má qualidade. Você apenas deve estar com ISO estourado em algo com 1600, ou mais. É, a foto clareia, mas enche de pontinhos. Até mais ou menos um ISO 800 vai legal. Depois disso, começa a complicar.

The Flash

Deixei por último de propósito. Basicamente porque todo mundo acha que Flash normalmente é a solução dos seus problemas. É verdade. Mas também é uma mentira daquelas cabeludas que você conta pra sua avó, mas só conta porque sabe que vai doer menos que a verdade.

dicas noturnas-flash

O Flash que vem acoplado na sua máquina é a coisa mais inútil que já inventaram. Aquilo lá é praticamente um ultraje. Só deve ser usado em caso de emergências. Tipo se você se perder no meio da mata e não estiver encontrando o caminho de volta e não tiver lanterna nem coisa parecida. Aí tá liberado usar.

Brincadeiras à parte, por favor não leve isso tão a sério, o problema do Flash que vem com a máquina, é que ele não tem rebatedor, então a chance de você deixar a sua foto chapada é alta.

dicas noturnas-flash-chapado

Agora, se você tiver um jogo de flashes, com rebatedor, softbox, bom, aí é outro nível não é? A escuridão da noite não te pega!

Ele pelo menos não tem pulo do gato. Porque o pulo do gato é ele mesmo!

Porém, se você for desses, como o lá do primeiro parágrafo, que não anda nem com um tripé, imagina, com a trambolhada que é um jogo de flashes. Nessas horas, você chama a Lion Audiovisual, que sempre anda com tripé, jogo de flashes, softbox, rebatedor, snoot, fotômetro e diversas outras coisas para guardar os seus momentos mais especiais. Solicite um orçamento, com certeza vamos conseguir te ajudar em qualquer foto!


Leia Também:

Mundo Subaquático – Fotografia debaixo d’Água

12 Fotos que provam que quem faz a Diferença é o Fotógrafo, Não a Máquina


eu-gataSobre a Autora:

Thais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!