Investimentos de marketing – Online vs Offline

Você está com a sua empresa com mais ou menos tudo no lugar, o faturamento anda no azul e você bem que está com capacidade de atender mais clientes, então, o Cometa Halley passa pela sua janela e você pensa: “Vou começar a investir em Marketing!”. Tudo bem, a parte do Cometa Halley é brincadeira, uma vez que ele passou em 1986 e só vai passar novamente em 2061, onde provavelmente a ideia de investir em marketing ainda vai ser muito forte. provavelmente com outras técnicas, mas com certeza vai existir. Mas daí você se pergunta, como, onde, quando e porquê eu vou investir em marketing? Se você ainda tem dúvidas, entre o meio online e o offline, cola aqui com a Lion!

Estabelecendo Metas de Mercado

 

É um coisa que eu sempre falo, vamos investir em propaganda e marketing? Sempre! Mas não seja leviano. Dinheiro não é capim, e mesmo fazendo investimento em propaganda, se for feito de forma errada, só vai te fazer gastar dinheiro. Pense muito sobre isso.

Como já dizia o Notório Capitão Nascimento, Estratégia: “Do Grego, stratigikí, latim, estrategie, em francês stratégie, no inglês strategy…” estratégia é necessário para tudo, aceita que dói menos. Não vai resolver o seu problema sair fazendo um monte de coisa, uma hora vai dar errado, para não dizer outra coisa. Antes de mais nada faça um plano de metas e objetivos, trabalhe a sua estratégia. Só então você vai agir, investir dinheiro e fazer as coisas. Pense muito sobre isso.

 

Marketing online ou offline?

 

Chegamos num ponto crucial, que inclusive leva o título e assunto principal do texto: Online ou offline. E agora? Vamos estudar as duas vertentes ué. Nunca se esqueça da estratégia. Eu sou ré confessa, gosto muito do digital, e acredito que de acordo com o dados de mercado e afins, geralmente vale mais a pena. Mas eu seria leviana em te indicar um  modelo de negócio e marketing sem conhecer o seu produto ou serviço. Só porque eu acredito e estudo muito o digital, como publicitária que sou, seria muita negligência sair por aí gritando que anúncios em facebook vão curar todos os seus problemas.

A primeira coisa que você precisa fazer é analisar a sua situação atual, quanto de verba você tem disponível e aonde você quer chegar. Então você precisa considerar seu público e qual tipo de mídia ele te melhor desempenho. Viu, é muito complicado, não é só sair fazendo e vai que é sua Taffarel. para você sair gritando Tetra, vai ter que estudar muito.

Então Thais, você vai me entregar uma conversa genérica e mandar eu trocar uma ideia com a Lion Audiovisual para eles fazerem o trabalho sujo? Calma humano, claro que não! Óbvio que no fim do nosso bate-papo eu vou mandar você bater um papo com a gente, porque vamos te ajudar! Mas também não vou te deixar na mão sem contar alguns pulos do Leão, afinal, a gente é mais que amigos, é friends.

Já dizia Jack, vamos por partes

 

Vou te apresentar brevemente algumas diferenças primordiais, para você ir ruminando algumas coisas na sua cabeça:

 

  • Afinidade com o seu Público:

 

Isso é muito  importante, por exemplo, imagine que seu público tem mais ou menos a idade do seu avô é um senhor de quase 80 anos que conhece a existência do Google mas não tem nem vaga ideia do que fica atrás de tudo isso. Vai resolver você fazer publicidade na internet? Acho que não né migo.

 

  • Sua Verba:

 

Isso também é importante. Às vezes você acha que precisa anunciar na Globo, no horário Nobre, mas eu tenho duas coisas para te contar, fazer um anúncio único não vai resolver o problema, você precisa de repetição. E cada inserção dessas custa um apartamento. A conta não fecha né?! Chama a Lion, a gente consegue te indicar uma mídia que funcione melhor. Só um PS: Mídia Digital, ou seja Online, em 90% dos casos é mais barato. Pense nisso.

 

  • Como vou saber se está funcionando?:

 

Essa parte é a mais bonita, quando a coisa começa a funcionar. Porque, às vezes você está no veículo que aponta para a melhor penetração possível para seu público, mas infelizmente você não está conseguindo medir os resultados, ou não sabe como medir. Thais vai te dar uma dica, tudo que envolve internet e/ou telefone é medível. Se te falarem que telefone não rola medir, a não ser que o atendente pergunte, core desse cara, ele ta falando groselha. Agora infelizmente, a não ser que você force seu cliente sair da TV e ir para a internet, você só vai conseguir medir memórias de marcas com uma pesquisa séria, na internet, os dados são mais simples de mensurar.

 

Vou Chorar, Desculpe mas eu vou Chorar!

Complicado né?  São muitas variáveis para analisar, e isso tudo dá muito trabalho. Mas eu tenho uma coisa para te contar, aliás duas. Primeiro, ganhar dinheiro dá trabalho, e muito. Se fosse fácil, chamava loteria. Na verdade, nem loteria é fácil, uma vez que você precisa investir dinheiro para apostar, sair do conforto do seu lar e ir na lotérica e ter MUITA sorte.

A outra coisa, é que não importa quem você seja, quem é visto é lembrado. Se você ficar escondendo a sua marca esperando que por um milagre seu cliente apareça em sua porta, então, até pode acontecer, mas é difícil. Mais fácil caçar seu cliente. Às vezes ele precisa do seu produto/serviço e nem sabe! Você precisa contar para ele!

 

Para esses e outros casos, chama a Lion Audiovisual. Temos conhecimento de marketing e somos estrategistas! Vamos te ajudar nesta empreitada que é o marketing, vem com a Lion!


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Sobre a Autora:

IMG_0967_sqgqwjThais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!