Qual é Melhor – Lente com ou sem Zoom?

Você aí deve estar se perguntando, o que essa doida está falando. Zoom é a coisa mais óbvia do mundo da fotografia. Que seria basicamente o movimento de trazer a foto para mais perto ou mais levar a imagem para mais longe.

Mas e aí? Como isso funciona, quando eu posso usar? E no audiovisual? Piorou! É bem por isso que nós da Lion estamos aqui para te ajudar. Vem com a Lion!

 

Toda máquina fotográfica dá zoom?

 

Bem, sim e não. Na verdade é o seguinte, não é a máquina que dá zoom. Sim a lente.

As lentes fixas, por exemplo, não são zoom. Por exemplo, uma lente com essa configuração 50mm 1:14 não dá zoom.

Agora aquela básica 18-55mm 5.6. Já dá zoom.

 

Daí vem você e diz: “meu iPhone da zoom, ele é topzeira, melhor do que a sua máquina cheia de fru-fru”

Meu jovem, pra que tanta ignorância e raiva nesse coração? Então, sinto-lhe informar, mas seu iPhone X whiskas sachê mil câmeras não dá zoom. Uma vez que a lente dele é fixa. Afinal, a lente dele fica lá quietinha, não vai e volta pra frente. O que o seu iPhone faz é aumentar a imagem. E ele mostra a imagem maior na tela, por isso que você acha que é zoom. Mas não é. Pode olhar, a imagem inclusive, perde qualidade. Coisa que já não acontece com uma lente com zoom propriamente dito.

 

Ninguém aqui está falando mal do iPhone. Aliás, a redatora que vos escreve tem um, inclusive. A lente dele é bacana, tem uma configuração de 12mp, f/1.8 e grava em 4K e zoom digital de 5x.

Ele quebra um galhão no dia a dia, mas para fotografia profissional, nem tente. NEM-TENTE.

 

Não apenas por causa da lente em si, mas do sensor da câmera que é ainda menor que um sensor croppado. Se você não sabe nada sobre isso, CLIQUE AQUI.

 

O Zoom da lente

 

Quando esse lance de máquina fotográfica começou a aparecer, só existiam lentes fixas. Se você puxar lá atrás, demorou muito tempo para as lentes com zoom aparecerem, lá pela década de 70, onde as primeiras SLRs apareceram.

No geral, estas lentes são dadas como “lentes de preguiçoso” pois quanto maior for o cambiamento, menos o fotógrafo precisa se movimentar para acertar a composição da foto.

Como o zoom é feito com a lente, não se perde resolução na imagem, ela apenas fica aproximada, bem diferente do zoom digital. Então funciona muito bem. Dependendo do que você precisa enquadrar. Bem, isso quando vamos falar em fotos. A coisa fica um pouco diferente que do falamos em vídeo.

 

E sobre zoom em Vídeos?

 

Bom, se você está habituado com gravação numa DSLR, obviamente você sabe que a lente que você usa para fazer foto, vai ser a mesma que você usar para fazerem vídeo. Portanto, as regras acima se aplicam para vídeo.

 

A Tia Thaís só vai te dar uma dica, quando você estiver gravando, com uma DSLR, e resolver dar um zoom no meio da gravação, apenas não faça isso. Quando você mexer no zoom da lente manualmente, você vai fazer caquinha. Porque a sua mão não terá um movimento uniforme, e ela não sabe calcular sozinha aquelas fórmulas lindas de MoV de física, daí a coisa vai aproximar estranha e vai dar ruim. Chame um Adulto Profissional para fazer isso, tipo a galera da Lion.

Câmeras direcionadas para vídeo, tem jogos de lente diferentes, os quais você consegue programar para ela fazer o movimento correto de zoom, sem cansar os olhos do espectador.

 

Adivinha só, quem sabe operar esse tipo de câmera, deixar a imagem bem construída e dar ênfase ao que o vídeo realmente precisa? Isso mesmo, nós da Lion Audiovisual, que somos especializados em Produção de Vídeo. Acesse nosso Portfólio e confira nossos projetos!


Leia Também:

Edição de Fotos – O Programa Importa?

Câmera Filmadora ou DSLR?


eu-gataSobre a Autora

Thais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!