Luz Controlada vs Luz Natural – Quem é melhor?

Nós já falamos algumas vezes o que é o conceito da fotografia, que é basicamente a captação da luz pelo sensor da câmera. Mas Luz é uma coisa muito relativa. Se tem muita, se tem pouca, que tipo de iluminação estamos falando… Hoje vamos abordar dois tipos de luz, a Externa do Sol e a Controlada, criada artificialmente. Vem ser voraz com a Lion!

Teorema de Pitágoras é menos complicado que o Teorema da Luz.

 

Luz é uma coisa muito relativa, de verdade. Quando falamos em relação à fotografia é um assunto muito mais extenso do que quando falamos de luz em física, pode me acreditar. Na verdade, o conceito de luz em fotografia é um assunto tão extenso, que eu poderia falar sobre isso durante quarenta dias e quarenta noites, sem cansar. É quase um assunto filosófico para falar bem a verdade. Portanto escolhi fazer uma comparação bem breve em relação à dois tipos, a Natural do Sol e a Interna criada artificialmente.

Minhas aulas de fotografia na faculdade aconteciam de manhã, e já logo no primeiro dia meu estimado professor disse: “Vocês têm bem mais sorte do que a turma da noite. Porque vocês vão aproveitar muito a luz do sol, bem mais do que seus colegas noturnos, que serão forçados a se virar sempre com iluminação de estúdio.” Olhando de forma macro, ele tem muita razão, porém é o tipo da informação que não se pode levar a ferro e fogo, exatamente pelo fato de que cada tipo de foto pede um tipo de luz.

Óbvio que para um dia nublado, você com ajuda de alguns refletores, você consegue construir uma pseudo luz natural para conseguir fazer a foto. mas no geral, a melhor coisa para fotos externas, é usar a luz natural direta.

 

E para Fotos Internas?

 

Para fotos internas, não tem muito o que fazer, você precisa montar uma estrutura de Iluminação diferenciada. E você precisa ter conhecimento de iluminação e saber como montar, o efeito que você vai fazer, quais são os pontos de luz, esse tipo de coisa. Geralmente numa sessão de fotos interna os fotógrafos profissionais montam um mapa de luz. Assim você consegue ter uma boa noção de como as fotos vão sair. E nesse ponto que você faz a mesclagem de fundo com intensidade de luz. Como eu já disse aqui, essa é uma ciência complexa!

Sem contar todos os rebatedores, as funções da luz, se você quer uma luz dura, se você quer uma luz suave, qual efeito que você vai dar. Isso é importante. Montar um mapa de luz com planejamento é MUITO difícil. Apenas fotógrafos adultos sabem fazer. Porém, quando você consegue construir ela corretamente, você tem como controlar ela bem mais fácil, do que num ambiente externo.

 

Fotos com Sol

 

Bom, quando você está num ambiente externo como luz boa para todos os lados, o máximo que você vai precisar são alguns rebatedores. Mas mesmo assim, a luz do sol é Voraz, Mordaz e quase Selvagem, é praticamente indomável, tipo nossos Fotógrafos Leões.

Você precisa senti-la, controlá-la, para só moldá-la para o seu trabalho. E a melhor parte, quando você pensa que você achou a posição correta, aparece uma nuvem, a Terra gira e toda a sua programação de fotos precisa ser refeita. Troca o modelo de posição e novamente comece um novo mapa de luz. Não é fácil trabalhar com Luz externa, pode ter certeza também!

Então quem é melhor no Quesito Luz?

 

Bem, tudo depende do que você quer fazer, algumas fotos são melhores internas, outras, melhores externas. O mais importante é saber trabalhar com a iluminação que você tem disponível e operar pequenos milagres. Saber que tem consciência de luz, saber montar mapas e saber enquadrar muito bem? Nós da Lion Audiovisual! Fazemos planejamento de mapas de iluminação, montamos ensaios de forma Voraz e Eloquente! Confira nosso portfolio e solicite um orçamento!

 


Leia Também:

Desvendando Mistérios – O Light Paint

5 Praias para se Conhecer nos últimos fins de semana do Verão


eu-gataSobre a Autora

Thais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!