May The Fourth – O Vídeo Contra Ataca – A Revolução do Filme

Finalmente chegou o dia mais esperado do ano! O May the Fourth, é uma data que o fãs adotaram, justamente para fazer uma brincadeira, afinal, durante toda a franquia, a frase mais dita pelos Jedis é “May The Force be with You” e como se trata de uma franquia Americana onde a data começa sempre pelo mês, May Fourth (quarto dia de Maio ao pé da letra) ficou parecido, adotaram a data e nós Jedis e Siths comemoramos.

filme-darth

Como nós da Lion Audiovisual somos todos aficionados por Star Stars (nosso RH inclusive não permite a contratação de humanos que não viram a franquia) achamos que esta memorável data não poderia faltar em nossos textos. Então vem com a Lion que nós vamos te mostrar o dia que o Vídeo Contra Atacou o cinema mundial.

O Filme é incrível, mas você não pode estar falando sério.

O filme é incrível e não tem mas algum! Na verdade a franquia inteira é ótima, cheia de efeitos especiais e muito mais. Hoje nós vamos provar para você porque é uma franquia tão incrível, em especial sobre a parte de efeitos especiais.

filme-padawan

Sobre o roteiro: é um roteiro muito bem amarrado. Sem contar que é uma sacada incrível deixar o ponto alto para o último filme (no caso o terceiro da sequência) que é como o Anakin Skywalker acaba virando o Darth Vader.

Por mais que a cena mais ícone e replicada inúmeras vezes no Cinema esteja no Império Contra Ataca, no quinto episódio, imagina a loucura, levou mais de 20 anos para sabermos o que realmente aconteceu, dando margem a diversas teorias malucas.

filme-buz

Ou seja, isso sim é um exemplo de filme! Prendeu milhares de espectadores, que vale a pena saber, na época do auge dos filmes, nos anos 80’s, foi feito um censo (uma pesquisa realmente séria!) onde 7% da população americana se considerava da religião Jedi. Para você ver como a franquia é incrível!

O Vídeo Contra Ataca. E faz história!

A franquia foi um marco de verdade, não só para quem apenas assistia e pronto, mas para quem trabalhava com audiovisual na época foi um marco. Você pode estar mais do que acostumado com o seu super computador, com dezenas de softwares de edição que fazer praticamente tudo para facilitar a sua vida, mas em 1977 quando o primeiro filme foi lançado no cinema, a vida não era assim fácil.

Não tinha esse tal de AfterEffects que faz milagres na sua pós produção. Aliás, se hoje, a gente precisa deixar 70% das coisas acertadas na pré produção, naquela época, era 95%! Ou seja, ou você fazia a coisa acontecer na hora, ou não tinha filme. E assim nasceu uma técnica chamada Matte Painting, que revolucionou o mercado cinematográfico.

filme-eu-sou-seu-pai

Sim jovem Padawan, quem não tem cão, caça com gato, já dizia a sua avó. Como na época esse tipo de tecnologia era praticamente impensável. Tudo isso tinha que ser feito na mão. E na tinta, se não o filme não saia. Vamos te explicar como esse processo funcionava, e que depois ele foi aplicado em diversos filmes. Salvando muitos diretores também!

Matte Painting – A Revolução Revolucionária que Revolucionou Revolucionando o Cinema.

Thais, pelo amor de Yoda, você está  mais do que redundante nessa colocação. Mas é necessário. Imagine o seguinte, você tem um filme, com cenas incríveis no meio do espaço, com naves, um planeta muito totalmente diferente da Terra. Tudo muito além da imaginação de qualquer humano. Como trata-se de VISUAL você precisa fazer um cenário.

filme-aerografo

Então o que você faz? Desenha. Então pasme pequeno Padawan, todos os cenários dos episódios antigos, Guerra nas Estrelas, O Império Contra Ataca e o Retorno do Jedi tiveram seus cenários desenhados e pintados à mão em superfícies de vidro.

filme-naves

Isso foi ideia de George Lucas que sua super equipe, que após aplicarem essa técnica no Star Wars usaram em outras franquias como Indiana Jones e outros filmes. E isso foi totalmente incrível e revolucionário na época.

Alguns Ajustes de Filme e vai!

Com todos os cenários pintados à mão, e inclusive, quando tinham muitos Stormtroopers na cena, estes também eram replicados via pintura. Era só usar o jogo do câmeras certinho e criar a ilusão de que aquilo era um cenário real, que era tudo palpável. Foi um desafio absurdo, pois as pinturas eram feitas feitas em vidros e outras superfícies planas. Mas precisavam ter um efeito 3D para encaixar direitinho na cena.

filme-troopers

Com o ajuste da câmeras corretas, os ângulos perfeitos e o auxílio de maquetes (eles faziam as cenas em pequenos formatos também) conseguiu-se construir filmes incríveis. Com efeitos impressionantes quando na época nem existia tecnologia para tal.

filme-maquete

O filme como um todo é uma ilusão, mas não tem como negar, é uma ilusão perfeita, que conquistou milhões de fãs por todo o mundo. Agora, se você quiser fazer a sua versão de Star Wars, pequeno Padawan, A Lion Audiovisual Yoda recomenda para você, encantado você ficará com o desempenho nosso!


Leia Também:

A Chegada do bebê – Fotografando Newborn

Imagens do Futuro Hoje – Conheça o Drone


Sobre a Autora:

Thais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!