Realizando Nostalgia – 7 propagandas inesquecíveis

Hoje é dia de nostalgia na Lion Audiovisual. Nós adoramos Propagandas, ainda mais a antigas.

Elas têm um charme incomparável, sem contar que muitas delas quebraram barreiras sociais, instruíram sobre coisas sem qualquer parâmetro ou instrução. São propagandas memoráveis e atemporais, por isso, fizemos uma lista das 7 propagandas mais inesquecíveis! Vem com a Lion!

Mas os Meus Cabelos

O Shampoo Colorama fez bastante sucesso nas décadas de 70 e 80. Foram eles inclusive que lançaram no mercado o condicionador, que chamava-se Creme Rinse, por isso que a sua mãe ainda fala creme Rinse para falar de Condicionador.

nostalgia-colorama

Foi uma sequência de propagandas que se eternizaram, onde fazia alusão à voz irritantemente aguda da mocinha da propaganda. Na primeira propaganda ela aparece no meio de um monte de outras mocinhas falando de Shampoo. Na segunda ela solta o Clássico Bordão: “Minha voz continua a mesma, mas os meus cabelos!”

Wilson Anda para Trás

Quem nunca teve aquele Nokia Azul com Lanterninha que atire a Primeira Pedra. Eu vou atirar, porque eu não tive esse prazer, meus celulares nessa época era todos de segunda mão, e ninguém se interessava pelo jogo da minhoquinha. Provavelmente você nem se lembra da Propaganda do tal Nokia, mas lembra da Propaganda do Wilson, que anda para trás.

nostalgia-wilson

Acontece que elas são a mesma propaganda, e ela prova um ponto, que o telefone é tão moderno (e de fato era) que um cara que só anda para trás, deu um passo para frente só pra olhar um telefone.

We Will Rock You – Maior Nostalgia

A Pepsi é conhecida mundialmente pelos seus comerciais feitos em película, super produções, com gente famosa e muito mais.

nostalgia-pepsi

No geral eles usam fórmulas simples, mas de grande eficácia, uma música atemporal, claramente um hino de Freddy Mercury mais um monte Artistas Famosos cantando e se pegando a tapa com muita ação por causa de Pepsi. Fórmula simples que funcionou muito bem.

A sensação de nostalgia fica ainda maior quando a gente lembra que a Coca-Cola vivia numa batalha maluca (isso no cenário internacional) com a Pepsi uma fazendo propaganda para bater na outra. Se buscar no Youtube, vai ver vários filmes de uma empresa batendo na outra e respondendo o filme da outra. No mínimo sensacional. 

Brahma Refresca até Pensamento

Esse foi o slogan da cerveja durante muitos e muitos anos, inclusive com outras campanhas. Um dos conceitos criativos mais fortes foi o da Tartaruguinha Camisa 10, que fazia altos dribles ao som de “ihhh, ihhhh” com uma entonação diferente a cada vergonha que o oponente passava nos dribles.

nostalgia-brahma

Eram filmes extremamente divertidos e que todo mundo gostava. Inclusive as crianças, afinal a tartaruga era fofa demais! Porém, após algum tempo, o CONAR proibiu o uso de animais, animações e qualquer coisa minimamente infantil, ou que as crianças possam gostar, para produtos designados à adultos, como bebidas alcóolicas, cigarros e outros. Afinal, por conta da tartaruguinha dibradora fofínea qualquer criança poderia ir ao boteco e pedir uma Brahma.

Caramelooooooooooo

Eu duvido que tenha alguém neste planeta que não tenha visto uma centena de vezes a propaganda do Twix e não teve vontade de gritar na sala de aula, no meio daquela prova chata de física um “CARAMELOOOOOOOOO” bem alto.

nostalgia-twix

Mas não um Caramelo alto qualquer, aquele que vem de dentro, do âmago do humano, praticamente o Tetra do Galvão Bueno na Copa de 94. Um Caramelo bem dito, pode salvar pessoas de um ataque de nervos, pode ter certeza. Twix sabia disso, por isso esse comercial tão fantástico, onde ninguém nunca mais vai esquecer qual a receita do Twix.

Havaianas, todo mundo usa!

As propagandas das Havaianas sempre foram muito curtas, de pouco diálogo, mas que marcaram bastante.

Foram diversos filmes, com Sandy, Cleo Pires e diversos Atores e Atrizes, sempre com uma piadinha no fim. Inclusive aquela com o Cauã Reymond, que foi cassada pelo CONAR, e ela precisou ser veiculada apenas na internet, na época que a internet era tudo mato.

Toas elas eram bem engraçadinhas, super curtas e todo mundo gostava, dá uma nostalgia!

Danette, Danone, Pronto para comer…

Aquela fórmula básica, um Jingle chiclete demais da conta. Se você tem mais de 20 anos falou essas palavrinhas no ritmo do Jingle. Assuma!

nostalgia-danette

Coloque um Jingle, um medalhista Olímpico cantando esse Jingle, um Iogurte gostoso e muito açúcar. O Gustavo Borges sempre foi muito carismático e simpático, todo mundo gostava dele. Numa época que Medalhistas Olímpicos eram quase deuses e tudo que dava na mão deles vendia. Muito simples na verdade, mas extremamente divertido.

Reparou em alguma coisa? Todos os comerciais têm ótimos roteiros, são bem encaixados e dinâmicos, praticamente uma receita de sucesso. Você pode ter a sua também. Entre em contato com a Lion Audiovisual e solicite um orçamento para filme roteiro e mídias sociais! Vamos caprichar em seu projeto!


Leia Também:

Produção Publicitária – Porque a Propaganda precisa ser Bem feita

Fotos para Loja Virtual – Porque ambientação é Tudo


Sobre a Autora:

IMG_0967_sqgqwjThais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!