Nostalgia – 5 motivos porque a propaganda dos anos 90’s era bem melhor que a de hoje

É impossível não comparar a publicidade de hoje com a publicidade da época que a gente era criança e não lembrar com nostalgia daquelas época. Ainda mais que elas eram uma loucura! Há quem diga que não se sabe como a geração y cresceu sem grandes danos devido a tanta publicidade sem noção que estas pobres crianças enfrentaram.

Mas uma coisa é certa, se o CONAR prestasse a devida atenção, muita coisa não ia pro ar.

 

Dois hambúrgueres de sapo, queijo, molho espacial…

 

Foi na década de 90 que você aprendeu a receita do lanche mais famoso do mundo. O Big Mac do Mcdonald’s. Aliás, você já está cantando a musiquinha. Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim, é o Big Mac! O legal da época, é que se você conseguisse cantar a musiquinha certinha, você ganhava um lanche de brinde. Era super legal! Mas quando as pessoas realmente aprenderam a cantar, ferrou de vez e eles tiraram a promoção.

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A coisa era tão repetitiva que inúmeros programas de rádio fizeram suas paródias. Ou contavam suas histórias malucas com algumas paródias. Porque realmente tinha gente que não entendia. E tudo era um sarro. Bons tempos de molho espacial.

 

Nostalgia Mamífera fofínea

 

Nada nessa vida era tão amoroso e tão fofinho do que mamíferos Parmalat. Eu provavelmente tive todos. Como meus primos são pelo menos 2 anos mais novos do que eu e meu irmão mais velho, a família toda era motivada em juntar o que quer que fosse pra gente. Então mesmo nem de leite eu gostando, provavelmente eu tinha todos os mamíferos da Parmalat. Que não eram poucos. Mas eram tão fofinhos!

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Quem também é mamífero, é o Urso Polar. Mesmo que ele use sunga, óculos de natação e seja medalhista Olímpico. Mas pelo menos ele bebe Coca-Cola. Que foi basicamente o que a minha família inteira bebeu nos anos 90 pra ter os ursos atletas olímpicos e os mini craques. Nunca vi seleção tão boa quanto a de 98. Não tem o que falar, só sentir. #voltaminicraques.

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Tartaruga Canibal

 

Tinha essa série de propagandas, onde duas tartarugas conversavam de forma extremamente agressiva. Quando de repente uma das tartarugas num ato de violência e canibalismo arranca a cabeça da outra e come.

Poderia ser um filme dirigido pelo Tarantino. Mas é apenas uma propaganda muito da inocente da Tortuguitas.

 

Parecia inocente? Parecia. As crianças viam maldade? De jeito nenhum! Afinal elas não eram tartarugas, eram chocolate, e você comia elas também. A parte mais pesada mesmo eram os adjetivos trocados. O clássico e seco “Estúpida.”

Tanto que quando a série de propagandas da Tortuguitas foi relançada, eles cortaram apenas a parte ácida do estúpida. Uma continuava arrancando a cabeça da outra. Nem preciso dizer que metade da graça foi embora e eles tiveram que abandonar o conceito criativo. No mínimo, o CONAR nãos deixou prosseguir com termos tão vulgares para crianças.

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O Tempo passa o Tempo Voa

 

“O Tempo passa o tempo voa e a poupança Bamerindus continua numa boa.”

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Esse era o Jingle principal do Banco Bamerindus. Era uma série de comerciais, onde era apresentado normalmente o mesmo trio, ou numa situação cotidiana onde a poupança era apresentada como solução dos problemas financeiros de um dos três, ou eles apareciam em trajes típicos aconselhado a investir na poupança Bamerindus, sempre com o Jingle no final.

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As propagandas começaram a aparecer no comecinho da década. O Banco começou a enfrentar dificuldades em 1994 até que finalmente em 1997 teve parte incorporada pelo Banco do Brasil e parte pelo Banco HSBC. E bom, o tempo passou, o tempo voou, e a poupança Bamerindus não está mais numa boa.

 

Sabe quem é especialista em Publicidade, não vai contra as regras do CONAR, só vai fazer um filme do Tarantino se você quiser, é mamífero assim como a Parmalat e os Ursos da Coca-Cola e com certeza vai ficar numa boa? A Lion Audiovisual. Somos uma equipe preparada e com estrutura para qualquer projeto publicitário. Entre em contato e solicite um orçamento conosco!

 

*Nota da Redação: Por se tratar de um material muito antigo, muito difícil encontrar imagens boas, portanto, pedimos desculpas pela baixa qualidade das imagens.

 


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eu-gataSobre a Autora:

Thais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!