P&B – O Mundo em Preto e Branco

A gente aqui no Blog da Lion, sempre fala muito de fotografia, de técnica fotográfica, e outras coisas, mas nunca falamos sobre a mais antiga, o P&B, vulgo Preto & Branco.

 

Hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre fotografia em Preto e Branco, vem com a Lion!

 

A história da Fotografia começa com o P&B

 

Em termos de película, tanto 35mm, quando a cinematográfica, começaram no preto e branco. Até, aproximadamente a década de 60, você não tinha película colorida, era tudo em preto e branco. Tanto que algumas pessoas, quando veem máquina velha sempre perguntam, “ah essa máquina é muito velha, deve só fazer foto P&B” como, a gente já conversou AQUI, que o que faz a foto é o filme, não a máquina.

Portanto, a ideia de fotografias coloridas, é nova. É que atualmente, a fotografia P&B ganhou força em redes sociais como Instagram, que tem pelo menos 3 filtros em escalas de cinza.

Tudo bem, mas voltando pro Preto e Branco, minha máquina só faz foto colorida, como que eu faço o preto e branco, sem filtros?

O Preto e Branco atual

 

Existem algumas formas de se fotografar em Preto e Branco. As câmeras mais simples, com menos opções operacionais, já vem no software delas opções para fazer a foto em preto e branco. Mas ela vai basicamente aplicar um filtro pro cima da foto.

Na maioria dos celulares, funciona dessa forma, ou você faz a foto normal e só depois aplica-se o filtro P&B. Mas no meu entendimento, fotografia P&B não é bem assim, existem grãos de imagem, existem escalas de cinza, existem tons e entre outras coisas. Não é só enfiar uma escala qualquer e pronto, tá feito.

Por isso que antigamente, os filmes P&B tinham diferenças, o Noir, que é mais escuro e denso, que foi muito usado em filmes policiais franceses, o monocromático, onde você mantém tudo mais ou menos no mesmo tom, e outros, todos eles são P&B, mas são diferentes entre si, variando a densidade e tons no meio da foto, ou o infravermelho, que não tem nada de vermelho, mas alguns tons de preto e branco muito mais suaves na transição de cor. E você escolhia o filme de acordo com o seu estilo fotográfico. Então você compunha a luz de acordo com o que você queria. Por exemplo, Sebastião Salgado fotografava muito em Preto e Branco, principalmente com o Tri-X Kodak. Hoje, o meio mais fácil, é fotografar em colorido normal, e transformar os grãos em P&B em algum editor de imagem.

Bom, então é só fotografar normal e re-colorir no Photoshop?

 

Certamente que não. Na verdade você até pode fazer isso. Mas provavelmente não vai chegar num resultado decente. Vai ficar preto e branco sim, mas vai ser só aquela foto normal P&B. Como eu sempre falo aqui no blog, a foto precisa ser iluminada de acordo e montada antes. Se não, não faz sentido, fica parecendo apenas um filtro. E essa não é a ideia.

Antes de fotografar, faça um estudo de cores, se vai ficar bom mesmo, daí você chama um adulto. Um adulto da Lion de preferência. Confira nosso portfólio e entenda porque nós amamos fotografar. Vem ser Voraz com a Lion!

 


Leia Também:

Lollapalooza – Retratos de um Festival

Nu Artístico – Um Ensaio de Delicadeza


eu-gataSobre a Autora:

Thais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!