Pinhole – Fotografando no Mundo dos Sonhos

Semana passada estava rolando na internet um vídeo ensinando a fazer uma máquina fotográfica com uma caixinha de fósforos. Nós da Lion Audiovisual, aplicados como somos, resolvemos explicar a vocês do que se trata, como fazer e os efeitos produzidos pela Pinhole.

Pinhole é conhecida como a técnica da fotos dos sonhos, como se tudo estivesse anuviado. E como trata-se uma técnica sem uso de lente, ela adquire um plano infinito, sem arrendado como as lentes olho de peixe. Tipo um sonho. Bonito, não?

Escreve-se Pinhole, fala-se PINRROULE

Primeira coisa, o que aquela caixinha de fósforo tem a ver com essa palavra esquisita que você inventou aí? Pinhole é uma técnica de fotografia analógica (sim, pasmem analógica, com filme e tudo) onde você fotografa sem lente. Por isso estamos falando da caixinha de fósforo. Aquela caixinha, na verdade é uma máquina Pinhole caseira. Por essa vocês não esperavam, não é?

Como assim fotografar sem lente? Não dá para fotografar sem lente! Só dá para fotografar no filme? Eu só tenho uma máquina digital, também quero fazer essa Pinhole! Muita calma nessa hora, a Tia Thais explica!

Vamos entender

Primeira coisa, sim, dá pra fotografar sem lente, apenas certifique-se que a lente da sua câmera sai. Ninguém aqui quer destruir máquina nenhuma.

Segunda coisa, no próximo texto, ainda essa semana, vou explicar como fazer uma máquina com uma caixa de fósforos.

Terceira coisa, não é só com caixas de fósforos que se faz Pinhole, tem formas e câmeras muito melhores de se fazer essa foto linda. Aliás, parece um melhor plano do que uma caixa de fósforos, convenhamos.

Quarta coisa, não se desespere, dá pra fazer uma Pinhole com uma máquina digital, a tia também te ensina, também no próximo texto.

E por último, porém não menos importante: O ministério da Lion Audiovisual adverte: Nem toda Pinhole vai dar certo, nem toda Pinhole vai sair satisfatória e vai errar muito antes de fazer uma realmente boa, vocês terão de lidar com isso.

Conceitos Básicos da Pinhole

Como disse anteriormente a técnica da Pinhole você basicamente não usa lente, precisa de um filme de asa mais elevada, por exemplo 400 (ou coloque o ISO da máquina mais alto, você decide), é uma técnica que trabalha junto com o obturador da máquina, ou seja, precisa de tempo de exposição mais elevado, logo ou você tem mão muito firme para não tremer a sua máquina, ou use um tripé (opção mais segura).

Vai precisar também de bastante luz. “Mas mesmo você usando um filme de asa mais elevada e deixando o obturador aberto mais tempo?” Sim, mesmo com tudo isso. Essa é a graça da Pinhole, ela não é um ciência exata portanto você nunca sabe como a máquina vai se comportar. Então deixe o obturador bem aberto e a asa do filme bem elevada.

Outra coisa, estamos muito acostumados com as máquinas digitais, então quando você migra do digital para o analógico, você tem que usar filmes. E cada filme tem um tipo de grânulo, então eles têm cores diferentes. Não adianta nada comprar um filme Cine Still, cuja base é tungstênio, ou seja cores realmente quentes, e esperar que ele saia em tons de verde. Se você quer verde/azul ou cores frias, compre um Portra. Novamente, não espere que a minha Pinhole saia igual a sua, e essa é a beleza da técnica!

E não se esqueça, filmes se comportam diferente dependendo da forma de conservação dele, e também se estão vencidos ou não. Se você não entende nada de fotografia analógica, corre no meu texto Máquina Analógica – 5 passos para fotografar.

Essa foto foi produzida com uma Sprocket, por isso os furos. Numa Pinhole normal, você não vai conseguir esse efeito.

Tempo de exposição

Como é uma técnica bastante focada no obturador, você precisa ter em mente o tempo para cada foto e a quantidade de luz. No geral recomenda-se mais ou menos assim:

Dias bem ensolarados: 1-2 segundos de exposição

Dias normais: 3-5 segundos de exposição

Dias Nublados: 7 a 10 segundos de exposição

Noite: 1-2 horas de exposição.

Claro que isso não é uma regra, é apenas uma base, como vocês sabem, obturador é um bicho complicado. E normalmente, ele faz o que ele quer. E essa é a parte linda, nenhuma foto fica igual. E lembrando, tudo depende, vai sentindo como o resultado vai ficando, ai você muda as condições de ISO e exposição.

Eu tenho uma Analógica e quero fazer um Pinhole. Me explica?

SIM! Temos outras formas! Lembra daquele artigo (novamente): Máquina Analógica – 5 passos para fotografar que escrevi faz pouco tempo neste mesmo blog? Se não, volta nele, e dá uma lidinha quando eu falo das câmeras.

Conforme citei naquele texto, temos o movimento Lomográfico, onde os super fãs daquela Máquina de Plástico fotografam num estilo vintage, com uma Lomo. Citei a Diana F+, como uma das máquinas mais completas da linha Lomography. E adivinhem só, ela também faz Pinhole!

Vou mostrar como Programar uma Diana F+ para fazer a Pinhole:

 

Essa é uma Diana F+. Ela é vermelhinha assim porque é a Edição Love Letters. Essa é ela normal, com lente e tudo.

 

Para fazer a Pinhole, precisamos retirar a lente dela. É super simples, gire a lente sentido anti-horário, ela vai desencaixar e sair rapidinho. Dai ela vai ficar exatamente assim, e com esse buraquinho no meio.

 

Na alavanca que tem embaixo, você vai colocar no P (Pinhole) então a máquina vai ficar programada direitinho já. Vai fechar um pouco mais a abertura.

 

Na alavanca de cima, coloque no B (Bulb) é isso que vai fazer com que o obturador fique aberto enquanto você estiver pressionando a alavanca de disparo da foto.

Super simples não? Em relação as Lomos, são todas mais ou menos parecidas, então você não vai ter muito problema.

Agora quero Criar minha Própria Pinhole. Me Ensina?

Paciência Gafanhoto! Vou ensinar sim! Mas no próximo texto. Aliás, prometo ensinar como fazer uma máquina Pinhole, prometo ensinar como fazer uma Pinhole numa máquina digital, e prometo também explicar algumas lacunas que este texto deixou. E vou cumprir todas as promessas!

Enquanto você aguarda ansiosamente o próximo texto, faça um orçamento conosco! Podemos fazer o seu ensaio dos sonhos só de Pinhole! Vai ficar lindo, e com certeza único! Confira nosso portfólio e se encante!


Leia Também:

Máquina Analógica – 5 Passos para Fotografar

Curiosidades Sobre Fotografia – Uma Viagem por este Fascinante Universo


Sobre a Autora:

Thais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!