Produção Publicitária – Porque a Propaganda precisa ser Bem feita

Eu devia ter uns 12 anos de idade que tive a brilhante ideia de que queria fazer comercial quando crescesse. Até então eu nem sabia que tinha faculdade para isso. Com dezesseis eu resolvi, “Pai, vou fazer Faculdade de Publicidade e Propaganda!” Meu pai muito sério me respondeu : “Mas minha filha, tem certeza?” E eu rebati “Tenho pai! Quero fazer esses comerciais dahora que passam na TV”.

Óbvio que na época eu era uma adolescente deslumbrada, fui ter noção de qualquer coisa o segundo ano de faculdade. Mas até então eu achava a coisa mais linda do mundo a tal da Publicidade e Propaganda. Olhando com olhos maduros, é a mais pura verdade, o mundo ludibrioso da Propaganda é maravilhoso. A ponto de se eu falar “TRÊS DOIS DOIS QUATRO QUATRO” você com certeza vai gritar “MIL”. E digo mais, no ritmo imitando o ratinho da folha. Você provavelmente não sabe o telefone do seu/sua namorado (a) de cor. Mas lembra do telefone da Folha De São Paulo para anunciar no jornal.

publicidade-ratinho

Inclusive nos primeiros filmes, na década de 80, o telefone era 224-4000. E quando a Folha ganho o 3 na frente, na década de 90, eles fizeram uma nova série de comerciais explicando o quão difícil seria gravar o 3 na frente.

Sabe porque? Porque a publicidade precisa ser bem feita, e quando ela é bem feita, pode passar 10 anos e ninguém esquece! Detalhe, já tem mais de 10 anos que nenhuma propaganda desse ratinho vai ao ar.

Ela não é assim uma Brastemp

propaganda-brastemp

Pense num bordão que pegou. Pra sempre. É o da Brastemp. A história desse bordão é tão linda quanto a propaganda em si. A marca Brastemp sempre teve fama de ter os eletrodomésticos que mais duravam. E durante uma pesquisa de mercado, a agência Talent, descobriu esse comportamento em relação aos consumidores da linha branca. Em meio a pesquisa de mercado, eles criaram o bordão “não é assim uma Brastemp” para se referir a absolutamente a qualquer coisa que não fosse boa 100%. Ao fim da coletânea de comerciais que foram soltos naqueles anos, nem precisava mais falar o nome da marca, ficava só assim “não assim uma…” mas o público todo completava “Brastemp!” Conclusão, some um ótimo produto com uma durabilidade incrível e um filme publicitário maravilhoso e pronto! Esse é o segredo de uma boa propaganda, ela ficar na mente do público.

Pôneis Malditos venham com a gente atolar!

A Nissan tem um histórico mundial de propaganda agressiva, dessas que atormentam a concorrência e que no Brasil, sempre tem denúncia do CONAR.

Faz alguns anos que a montadora deu uma acalmada nos ânimos e está seguindo uma linha de comunicação bem mais suave que antigamente.

Afinal na edição de Pôneis Malditos (para ser sincera, nem eu e nem você vamos lembrar qual era a caminhonete, Frontier, talvez? Mas você lembra da musiquinha!) eles afirmam que as caminhonetes concorrentes não tem cavalos de potência, e sim pôneis! Que tinham nojinho de barro e lama. Bom, como tinham pôneis cantantes, coloridos numa animação bem fofa, foi o maior auê. Propaganda proibida pelo CONAR, foi para internet, teve até corrente de um pônei com voz macabra amaldiçoando quem não compartilhasse com o coleguinha. Foi incrível, deu a maior repercussão, mesmo depois da propaganda não estar mais no ar, com diversos acesso e muito mais!

Fazer uma Boa Propaganda, é bem mais do que um Jingle Chiclete

Algumas propagandas que ficam mais marcadas são aquelas que tem um Jingle chiclete, que você canta junto com o comercial, e mesmo após anos consegue lembrar dela. Essas de fato são boas, muito boas!
Porém, o pulo do gato é sempre conhecer o seu cliente e entender, com o que ele vai se identificar ou não.

Você precisa de bons redatores que saibam o que estão fazendo, Diretores de Arte mais do que especiais e para o audiovisual, um diretor de fotografia cai muito bem.

Falando em Direção de Fotografia, esse é um filme quase recente, produzido para o lançamento do Novo Fusca. Com um toque vintage e muita nostalgia, eles apenas ressuscitaram o Mussum com toda a jocosidade dele “Cacildis é os Fuscis!”. Além de um filme lindo de ver, foi extremamente aceito, some isso com aficcionados por Fusca, as vendas superaram expectativas.

Então recapitulando, uma Produção Publicitária incrível tem alguns segredos:

  1. Conhecer seu Público;
  2. Ter um ótimo Roteiro
  3. Diretor de Arte e Criação de muito bom gosto
  4. Diretor de Fotografia Impecável.

E onde você encontra todos estes serviços em um só lugar? Com a Lion Audiovisual. Contamos com profissionais competentes e focados além de ferramentas de alta qualidade e precisas! Acesse nosso portfólio e conheça nossos serviços!


Leia Também:

Imagens do Futuro hoje – Conheça o Drone

Nostalgia – 5 Morivos porquê a Propaganda dos Anos 90’s era melhor que a de hoje


eu-gataSobre a Autora

Thais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!

Poste o seu Comentário!