Outros

Sessão Nostalgia – Foto Polaroid

By julho 17, 2018 No Comments

Ah as fotos Polaroid! Um ícone dos anos 80’s que hoje virou total um item de coleção e as vezes ate decoração. Mas as pessoas sempre se perguntam, para onde foram essas máquinas? Ainda funcionam? Quem está presente hoje no mercado para substituir essas lindezas? Vem de Lion que a gente te conta tudo!

 

Polaroid é Apenas uma Marca

 

Triste realidade, mas sim. Polaroid é o nome da marca que produzia máquinas instantâneas e filmes para máquinas instantâneas. Hoje o negócio deles é óculos de sol com umas lentes maravilhosas, uns óculos de sol e outras coisas bem legais. Tem impressoras também, de altíssima qualidade, algumas máquinas fotográficas que imprimem na hora, mas não são filme mesmo.

 

Existe um lançamento de uma máquina com filme, mas não chegou direito aqui no Brasil, vamos deixar essas de lado, beleza?

O que temos hoje super presente no mercado, são aquelas Intax, que são todas Fujifilm e são umas gracinhas. Eu tive uma xilique quando ganhei a minha. Coisa mais linda do mundo.

Mas e quem ainda tem as tais Polaroids? Como que faz? Bem, que ainda tem essas peças funcionando em bom estado, ainda tem jeito sim. A galera das antigas que se aposentou da Polaroid na era Filme montou o que eles chamam de Impossible Project, que seria ressuscitar esses filmes. Então ainda é possível encontrar filmes para máquinas fotográficas. O problema é que são extremamente caros, então acaba inviabilizando fazer várias fotos gracinhas. Sem contar que encontrar esse troço é missão impossível.

 

O que mais temos sobre fotos instantâneas!?

 

Temos as gracinhas da Instax, conforme falei ali em cima. São câmeras totalmente novas e coloridinhas, e tem filme a rodo de todas elas. E não necessariamente com aquela bordinha branca. Tem filme colorido, preto e branco, widescreen, com borda colorida, com borda de arco-íris, até das princesas da Disney tem. É super legal.

A diferença primordial dessas máquinas para a antiga Polaroid, é que as fotos são menores. A maioria delas tem o tamanho de um cartão de crédito. Algumas dessas máquinas têm em formato maior, o wide, mas daí é uma máquina diferente e um filme diferente, então a variedade de filmes é um pouco menor.

 

 

E qual a vantagem dessa coisa?

 

Bem, nenhuma. O negócio é só legal mesmo. E as fotos também servem como cartão de presente, pode pendurar pela casa também, ela é totalmente desenvolvida para a experiência vintage do usuário. É mais um daqueles itens que você morre de vontade de ter, sabe que é inútil e vai gastar seu dinheiro, mas você compra se apaixona para sempre. Pelo menos comigo foi assim. Aliás, eu tenho um total de zero arrependimento de ter a minha. Porque as fotos que eu faço com os meus amigos e guardo, são totalmente impagáveis.

Sem contar que você tem as fotos impressas, você tem lembranças físicas de algumas passagens da sua vida. Lembra quando antigamente a gente mandava imprimir as fotos? Quando alguém voltava de viagem e tinha aquele almoço de domingo só para ver as fotos? Essa é a parte boa. O Ser Humano precisa de ver com as mãos e se agarrar em alguma coisa tangível. Por isso damos muito valor para esse tipo de coisa.

Lembranças. E Comercialmente Falando?

 

Bem, se você quiser algumas fotos muito bem feitas em estúdio, aquele álbum charmoso completo e de lambuja, algumas fotinhos dessas em formato de cartão de crédito para aguardar junto? Bom, vem com a Lion. Além de Fotografia convencional, em estúdio com álbuns, a gente também trabalha com fotografia instantâneas, para você guardar alguns mimos. Confira nosso Portfolio e solicite um orçamento! Vem com a Lion!

 


Leia Também:

Entendendo Redes Sociais – Instagram

Sorria e Diga X! A Fotografia através dos Anos


Sobre a Autora:

IMG_0967_sqgqwjThais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!

Leave a Reply