Pinhole – Tutoriais para fazer a Sua!

No último texto apresentei a vocês a Pinhole, os princípios básicos, e como essa técnica funciona. Se você não leu, recomendo que volte lá, ou vai ficar extremamente perdido para entender o que estamos fazendo aqui hoje e agora. Caso tenha alguma dúvida, clique a AQUI para ler Pinhole – Fotografando no Mundo dos Sonhos e clique AQUI para Máquina Analógica – 5 Passos para fotografar.

Bom, então qual é o sentido deste texto, afinal? Prometi a vocês que traria não apenas um, mas dois tutoriais, correto? Bom, aqui estão eles:

Como montar uma Máquina Pinhole Caseira?

Retirei o passo a passo desse Blog Tanlup, está bem explicado e funcional, olha só:

Se quiser acessar o Tutorial Original, clique aqui.

  • Uma caixa de fósforo vazia
  • Um novo rolo de filme 35mm (qualquer asa, mas a 400 é a mais versátil)
  • Um rolo vazio de filme 35mm com 1 cm de filme para fora (pergunte nos laboratórios de foto, eles podem ter algum)
  • Um cartão fino (a caixinha onde veio o filme serve)
  • Uma lata de alumínio vazia e limpa
  • Fita isolante preta
  • Uma agulha de costura fina ou um alfinete
  • Tesoura
  • Estilete
  • Uma canetinha preta

Remova a parte de dentro da caixa de fósforo. Marque um quadrado de 24mm exatamente no centro da caixa. Se você quiser fotos num formato padronizado, marque um retângulo de 36 x 24 mm. Cuidadosamente, recorte a forma do frame com um estilete ou tesoura, mantendo as bordas o mais reto possível. Qualquer aresta do papel pode aparecer em volta de cada foto, o que pode ser interessante também.

Para reduzir reflexos internos na câmera, pinte a parte interna da “bandeja” da caixa de fósforo com uma caneta preta. Tente pintar dentro da “capa” da caixa de fósforo também

Exatamente no centro da “capa” da caixa de fósforo, marque um quadrado de 6mm e, cuidadosamente, corte este quadrado, mantendo as bordas retas e evitando fibras sobressalentes que podem escurecer a imagem nas laterais. (Obs.: cobri a caixinha de fósforo com tecido para poder reutilizá-la depois, podendo colar e descolar as fitas sem rasgar a caixa, mas não é essencialmente necessário).

Corte um pedaço de alumínio da lata: um quadrado em torno de 15 mm. Apoie o alumínio em um papelão ou cartão um pouco mais grosso e, usando uma agulha ou alfinete, pressione delicadamente o centro do quadrado de alumínio. Gire a agulha entre seus dedos enquanto faz isso. Não pressione muito forte com a agulha para não passá-la completamente. A ideia é fazer um furo bem pequeno e sem arestas.

O diâmetro ideal do pinhole é 0,2 mm. Quanto maior o furo menos nítidas serão as imagens produzidas pela câmera.

Pinte com a canetinha preta a parte de trás da sua “lente”. Novamente, para reduzir reflexos de luzes internas na câmera.

Coloque o alumínio em cima da caixa de fósforo, fazendo com que o furo esteja exatamente no centro do quadrado pequeno recortado da “capa” da caixa de fósforo.

Fixe o pedaço de alumínio na caixa usando a fita preta, vedando os quatro lados do quadrado.

É possível usar um pedaço de fita adesiva em cima da sua “lente”, que irá controlar a entrada da luz à medida que você descola e cola a fita. Mas, um disparador deslizante pode ser bem mais fácil de usar. Corte dois pedaços de cartão (pode ser a caixinha onde veio o filme), um quadrado de cerca de 32mm e um retângulo de 25mm x 40mm. No pedaço quadrado, corte um pequeno quadrado de cerca de 6 mm no centro.

Cole um pedaço de fita isolante preta na parte de trás do pedaço retangular para prevenir reflexos internos.

Coloque o pedaço quadrado em cima do buraco de agulha e passe a fita preta nas três extremidades, deixando a extremidade de cima livre por onde irá deslizar o disparador feito de cartão retangular.Cheque se o disparador pode ser empurrado para baixo o suficiente para cobrir completamente o furo.

Primeiro, apare aquela parte ligeiramente menor do filme novo, cortando a borda o mais reto possível. Se o teco de filme da bobina vazia não estiver cortado bem reto, apare esse também. Puxe um pouco de filme da bobina cheia e passe pela caixa de fósforo. Certifique-se de que o lado da emulsão do filme (o lado não brilhante) esteja virado para o buraco de agulha.

Usando uma fita adesiva transparente, emende os fins dos dois filmes um no outro. Tente alinhar as bordas o máximo possível para que o filme passe mais facilmente da bobina cheia para dentro da bobina vazia. Para facilitar o giro, coloque o anel da lata de alumínio no eixo da bobina vazia.

Deslize a bandeja da caixa de fósforo para dentro da “capa”. Gire o eixo da bobina vazia de maneira que o filme que estava sobrando entre nele.

Certifique-se de que as bobinas de filme estejam bem próximas à caixa de fósforo até não ser possível ver o filme passando da bobina para dentro da caixa.

O filme está carregado! Agora é preciso apenas vedar as possíveis frestas da câmera.

É muito importante que nenhuma luz entre na câmera senão pelo buraco da agulha. A fita isolante preta é muito eficaz nisso. Os lugares mais importantes para se vedar são entre as bobinas de filme e a caixa de fósforo. Use duas camadas e tenha certeza de que estão bem presas. Tome cuidado para colar em torno dos eixos das bobinas (e não em cima deles) para não impedir que o filme seja enrolado.

Se você usou uma caixa de fósforo de papelão, e até mesmo uma de madeira fina, é possível que vaze um pouco de luz pela parte de trás da caixa, principalmente em situação de muita luz. Isso pode dar à suas fotos um efeito vermelho manchado. Se você não quer isso, sele a parte de trás e as laterais da caixa de modo que não apareça mais nenhum pedaço dela.

Se o eixo da bobina estiver um pouco frouxo, isso pode atrapalhar na hora de girar o filme entre uma foto para outra. Para mantê-lo firme, insira um pedacinho de tecido ou papel fino, como papel higiênico, na base da bobina e cubra com a fita preta. Não deixe muito apertado senão isso pode dificultar rebobinar o filme.

É isso! Sua câmera pinhole está pronta para usar! Certifique-se de que o disparador esteja fechado. Para passar o filme após um “click” e outro, vire o eixo da bobina vazia em sentido anti-horário cerca de 6 voltas para os quadros de 24mm o lado ou 8 vezes para os de 36x24mm.

Escolhi esse tutorial pois achei ele extremamente simples, porém muito completo. Então se seguir ele direitinho, você terá a sua “máquina fotográfica numa caixinha de fósforos” perfeitinha. Muito cuidado ao carregar o filme e também ao fazer as fotos. Você pode acabar queimando o filme sem querer. Essa já é uma técnica complexa, se você não tomar cuidado, tudo pode ficar muito mais difícil!

Eu não tenho o menor talento com filmes. Como fazer na minha Máquina Digital?

 

A pergunta mais importante é: A sua máquina troca de lente? Se sim, maravilha. Dá para fazer. Se não, bom, sinto muito.

Quando você comprou a máquina, a lente veio separado do corpo. E no buraco da máquina, veio uma tampa, justamente para o espelho não pegar pó. Se você é responsável, guardou esta tampa. Se não guardou, ponto negativo!

Vou escrever um tutorial básico também sobre, vem entender!

Crianças, não tentem fazer isso em casa sem a supervisão de um adulto.

Pegue a tampinha do corpo, marque o ponto central dela.

Pegue um clips, abra-o, com uma vela, ou isqueiro (qualquer fonte de fogo) esquente o clipe e faça um furinho na tampa.

Por se tratar de um plástico grossinho e duro, provavelmente não vai conseguir furar na primeira tentativa, mas fica tranquilo, uma hora fura.

Eu fiz isso na minha, deu super certo e foi assim que ficou:

Agora o princípio é o mesmo. Você tampa a máquina, programa o obturador de acordo com a luz que se encontra, verifica o ISO e vai ser feliz!

Calma, estamos quase lá…

Veja bem, o furo tem exatamente o diâmetro de um arame de clips. Então é realmente muito pequeno. Porém, lembra lá no começo, onde coloquei o tutorial de como fazer uma Pinhole com a máquina de fósforos e ela explica “Quanto maior o buraco que você fizer, mais desfocado vai ficar ” Com esse tamanho de furo, minhas fotos ficaram bastante desfocadas.

Em contrapartida, entrou mais luz, então não precisei deixar o Obturador aberto muito tempo, Caso você queira diminuir o tamanho do seu furo, pegue um pedaço de fita isolante, cubra o furinho que você fez, e fure novamente a fita isolante com um objeto menor, tipo uma agulha. Assim você consegue controlar a nitidez e o obturador com um pouco mais de segurança. Bastante simples.

Fiz isso com uma máquina Canon T5i ao Sol das 13h da tarde, o tempo estava nublado, não teve interferência de luz artificial na foto do Coconut, o tempo de exposição foi de 4 segundos, ISO 200, mais ou menos 30 cm de distância. Consegui essa foto:

Bastante luz, o Coconut bastante desfocado. Uma Pinhole ok.

Fui até a janela, e fiz uma foto aleatória da rua. Dia nublado, ISO 100 1 segundo de exposição mais ou menos 10 metros. Lembrando que o meu buraco estava relativamente grande.

Puxa, mas não era isso que eu estava esperando!

Estava esperando mais cor não é? Alguma coisa diferente, complicado explicar! Sim, sim, já sei o que você estava esperando! Lembra quando eu avisei texto anterior

que essa era uma técnica desenvolvida para máquina analógicas? E que máquinas analógicas vão filmes, e que cada filme tem um grânulo de cor diferente…? Você está sentindo falta do filme! Pois bem, o filme traz uma película de cor diferente, as vezes mais quentes, as vezes mais frias, e é isso que a fotografia digital não faz. ela vai pegar aquelas cores e pronto. Ou você edita e coloca efeitos manualmente no photoshop, ou você usa filtros de cor na hora que for iluminar a foto.

Preferi editá-las no Photoshop. Dei um pouco de cor, coloquei um filtro avermelhado, e as melhoras foram satisfatórias. Veja só:

Obviamente, que não são obras primas, a escolha do modelo faria toda a diferença, Porém, eu prefiro foto com menos foco, então foi um resultado ok. Sem contar que depois do filtro, ajudou bastante!

Volto a dizer, essa foi uma técnica que foi criada para filmes, logo fica muito mais bonito com filmes!

Depois dessa foto, acredito que ninguém discorde.

Essa foi a nossa dica de utilidade pública desta semana! A gente espera que vocês tenham gostado, e enviem para nós os resultados, pode postar em nosso facebook!

Agora, já imaginou um ensaio no mundo dos sonhos, todo baseado em Pinhole? Ficaria incrível não? Nos consultem para orçamentos, vamos com certeza fazer as fotos dos seus sonhos!

 


Leia Também:
Pinhole – Fotografando no Mundo dos Sonhos

Máquina Analógica – 5 Passos para Fotografar


Sobre a Autora:

Thais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!