Um pouco sobre o Oscar 2016

No dia 28 de fevereiro ocorreu a cerimônia da mais importante premiação de cinema do mundo, o Oscar 2016. Apresentada pelo ator e comediante Chris Rock, a premiação atraiu olhares de amantes do cinema de todo o mundo, a noite reuniu grandes nomes de profissionais do audiovisual para celebrar os melhores filmes do ano de 2015.

spotlight-oscar

Cartaz do filme “Spotlight”

O grande vencedor da noite, ganhador da categoria “Melhor filme” foi o drama Spotlight. O filme, que foi baseado em eventos reais conta a história de uma equipe de jornalistas de Boston que se une para investigar casos de pedofilia envolvendo membros  a Igreja Católica. Dirigido por Thomas McCarthy, Spotlight também levou para casa a estatueta de melhor roteiro original.

O filme com mais premiações foi Mad Max- Estrada da Fúria. O longa levou para casa as estatuetas de “Melhor mixagem de som”, “Melhor edição de som”, “Melhor montagem”, “Melhor cabelo e maquiagem”, “Melhor design de produção” e “Melhor figurino”. Fato curioso sobre este filme, apenas 20% conta com efeitos visuais gerados digitalmente. Suas sequências de ação foram quase todas encenadas realmente incluindo batidas e explosões.

mad-max-oscar

Cartaz do filme “Mad Max- Estrada da fúria”

Outra estrela da noite foi a cinematografia, ou seja, a direção de fotografia e edições de imagem. Este é um dos fatores mais importantes em um filme. Uma imagem de má qualidade pode “matar” uma boa atuação, um excelente roteiro e uma trilha sonora fantástica. O papel do diretor de fotografia é essencial para que haja um conjunto completo que traga qualidade para um filme, este profissional possui conhecimento técnico e conta com equipamentos como refletores de luz, lentes grandes angulares de 12mm, 21mm, 35mm(formato preferido de cineastas), 65mm para dar mais realismo, várias câmeras Arri Alexa, câmeras de altíssima qualidade, capazes de captar mais realismo e detalhes na imagem final e entregar uma gama de qualidade exuberante.

O vencedor da categoria “Melhor fotografia” em 2016 foi o filme O Regresso, o diretor de fotografia Emmanuel Lubezki levou seu terceiro Oscar seguido, ele foi o vencedor em 2015 com Birdman e em 2014 com Gravidade. Em O Regresso, Lubezki usou de muitos planos sequência, que consistem em longas cenas sem cortes, além de contar com a iluminação natural de sua locação, o que é extremamente complicado, pois envolve filmar na hora certa e contar com adversidades, o que deu a fiel imagem do filme, um belíssimo resultado.

A cerimônia também contou com participações especiais muito divertidas. Os robôs C3PO, R2D2 e BB8 da saga Star Wars roubaram a cena ao “invadirem o palco” e esbanjarem sua habitual simpatia divertindo o público. As categorias de animação foram apresentadas por personagens animados.

A categoria “Melhor curta metragem de animação” foi apresentada pelos Minions, que surgiram como coadjuvantes em Meu Malvado Favorito e em 2015 ganharam seu próprio filme. Já a categoria “Melhor longa metragem de animação” ficou por conta dos queridos personagens Woody e Buzz Lightyear do clássico Toy Story, comemorando seus 20 anos de amizade.

o-regresso-oscar

Cartaz do filme “O Regresso”

O filme O Regresso ganhou mais uma estatueta pela categoria “Melhor Diretor”, o mexicano Alejandro Gonzáles Iñárritu venceu o Oscar pelo segundo ano seguido, conquista rara nesta categoria. No ano de 2015 foi o vencedor com Birdman.  O filme que conta a intensa luta de um homem para sobreviver sob condições extremas era um dos favoritos na categoria “Melhor Filme”.

Impossível negar que o momento mais esperado da noite foi o anúncio da categoria “Melhor Ator”. Também pelo filme O Regresso, Leonardo DiCaprio finalmente pôde levar para casa sua primeira estatueta do Oscar. A premiação causou forte reação entre os usuários das redes sociais que torcia pelo ator. Foram memes, brincadeiras, vídeos de reações inusitadas de fãs, sem dúvida  categoria mais comentada neste ano.

O Oscar 2016 rendeu muitas emoções, o que esperar para o próximo ano? Vamos aguardar os próximos lançamentos, fazer nossas apostas e é claro, ir muito ao cinema!

Thais Souto Lopes

Redatora Lion Audiovisual