Você sabe o que é Branding?

Se você está há muito tempo no universo dos negócios ou mesmo se é novato, já deve ter escutado a palavra “Branding” em algum lugar. Branding origina-se do inglês “Brand” que quer dizer “marca” esse termo é aplicação de sua marca no mercado. Este termo é um dos mais importantes do marketing, para entendê-la, o primeiro passo e compreender o conceito de marca.

Marca é um conjunto de fatores tangíveis e intangíveis que definem sua empresa. Os fatores vão de logo, nome, segmento, mascote, jingle, e outros fatores que podem agregar valor a seu negócio, influenciando positivamente na decisão de compra. O branding é o conjunto de soluções para que esta marca sobreviva no mercado, que podem ser a crianção de uma nova marca, ou restabelecer uma já existente que passa por dificuldades. Tenha uma base como é disposta uma estratégia eficaz de Branding. Entenda seu funcionamento:

Público alvo:

A definição de seu público alvo é um dos seus passos mais importantes na construção de sua estratégia. É preciso uma pesquisa muito aprofundada para a escolha  e detalhamento do grupo que sua empresa deseja atingir. É primordial conhecer os gostos, necessidades, vontades, características psicossociais e geográficas de seu público para criar um produto bem sucedido e um branding eficiente.

Criando um posicionamento:

Após definir e segmentar seu público alvo e criar seu produto ou serviço condizentes para o mesmo, é chegada a hora de definir seu posicionamento no mercado. O posicionamento é a identidade que sua marca terá, como você deseja que ela seja vista, sendo agradável a seu publico e condizente com seu produto/serviço.

Imagine que sua marca é uma pessoa, quais sãos as características dele ou dela? Será uma mulher maternal,  que remete a uma nostalgia da infância? Um jovem descolado, por dentro de todas as tendências? Talvez uma ambientalista que se importa com questões de sustentabilidade. Por mais subjetivos que estes detalhes sejam, é desta maneira que sua marca irá atrair seus consumidores, fazendo com que eles se identifiquem e confiem na marca.

Criando a marca:

Definidos todos os fatores acima é chegado o momento de criar sua marca propriamente dita ou recriá-la caso ela já exista, é neste momento em que se define o nome (atrativo, confiável, marcante), a identidade visual (logo, cores, papelaria, etc). Que tal criar para seu público uma relação “multissensorial”, sua  marca pode ser um cheiro, uma música e dependendo de seu segmento, até mesmo um sabor! Crie  sempre soluções novas e  diferentes para  atrair novos clientes. Inovação é a chave.

Manutenção:

Uma nova estratégia de branding pode ser necessária mesmo para marcas já antigas, Vivemos em uma era que tudo se inova rapidamente e algumas criações podem ficar obsoletas e não ter mais a relevância e eficiência de antes, por isso muitas marcas passam por uma manutenção e se recriam, trocando nome, posicionamento, modificando alguns de seus produtos, fazendo com que seu negócio seja ainda mais atrativo.

Precisando criar sua estratégia e material de branding? Venha conhecer a Lion Audiovisual! Temos os serviços necessários para alavancar sua marca de maneira eficiente e relevante, trabalhando sempre de acordo com as mais novas tendências de mercado, acesse www.lionaudiovisual.com.br e descubra nossa equipe que vai orientar e sanar dúvidas pertinentes, venha conferir!

Thais Souto Lopes

Redatora Lion Audiovisual.

Tags: