31 mar Você sabe o que é Branding?
Se você está há muito tempo no universo dos negócios ou mesmo se é novato, já deve ter escutado a palavra “Branding” em algum lugar. Branding origina-se do inglês “Brand” que quer dizer “marca” esse termo é aplicação de sua marca no mercado. Este termo é um dos mais importantes do marketing, para entendê-la, o primeiro passo e compreender o conceito de marca.
Marca é um conjunto de fatores tangíveis e intangíveis que definem sua empresa. Os fatores vão de logo, nome, segmento, mascote, jingle, e outros fatores que podem agregar valor a seu negócio, influenciando positivamente na decisão de compra. O branding é o conjunto de soluções para que esta marca sobreviva no mercado, que podem ser a crianção de uma nova marca, ou restabelecer uma já existente que passa por dificuldades. Tenha uma base como é disposta uma estratégia eficaz de Branding. Entenda seu funcionamento:
Público alvo:
A definição de seu público alvo é um dos seus passos mais importantes na construção de sua estratégia. É preciso uma pesquisa muito aprofundada para a escolha e detalhamento do grupo que sua empresa deseja atingir. É primordial conhecer os gostos, necessidades, vontades, características psicossociais e geográficas de seu público para criar um produto bem sucedido e um branding eficiente.
Criando um posicionamento:
Após definir e segmentar seu público alvo e criar seu produto ou serviço condizentes para o mesmo, é chegada a hora de definir seu posicionamento no mercado. O posicionamento é a identidade que sua marca terá, como você deseja que ela seja vista, sendo agradável a seu publico e condizente com seu produto/serviço.
Imagine que sua marca é uma pessoa, quais sãos as características dele ou dela? Será uma mulher maternal, que remete a uma nostalgia da infância? Um jovem descolado, por dentro de todas as tendências? Talvez uma ambientalista que se importa com questões de sustentabilidade. Por mais subjetivos que estes detalhes sejam, é desta maneira que sua marca irá atrair seus consumidores, fazendo com que eles se identifiquem e confiem na marca.
Criando a marca:
Definidos todos os fatores acima é chegado o momento de criar sua marca propriamente dita ou recriá-la caso ela já exista, é neste momento em que se define o nome (atrativo, confiável, marcante), a identidade visual (logo, cores, papelaria, etc). Que tal criar para seu público uma relação “multissensorial”, sua marca pode ser um cheiro, uma música e dependendo de seu segmento, até mesmo um sabor! Crie sempre soluções novas e diferentes para atrair novos clientes. Inovação é a chave.
Manutenção:
Uma nova estratégia de branding pode ser necessária mesmo para marcas já antigas, Vivemos em uma era que tudo se inova rapidamente e algumas criações podem ficar obsoletas e não ter mais a relevância e eficiência de antes, por isso muitas marcas passam por uma manutenção e se recriam, trocando nome, posicionamento, modificando alguns de seus produtos, fazendo com que seu negócio seja ainda mais atrativo.
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Thais Souto Lopes
Redatora Lion Audiovisual.