Audiovisual – Câmera filmadora ou DSLR?

Então você decide fazer um vídeo, aquele projeto lindão de Audiovisual. Mas não exatamente um vídeo qualquer, ele é profissional e precisa estar em alta resolução. Você tem duas opções, a Câmera Filmadora Tradicional e aquela DSLR macaco gordo que quebra todos os galhos. Qual você escolhe? Chega aqui com a Lion que a gente te ajuda!

Começando pelas DSLR

Uma Câmera DSLR para quem não sabe, é uma máquina fotográfica. Você pode ler mais coisas sobre elas clicando neste link.

A máquina fotográfica DSLR depois da era digital, ela passou a ter aquele botão do vídeo, e as pessoas começaram a usá-las para gravação propriamente dito. É gravação, não filmagem, filmagem é quando envolve película fotográfica 35mm, que é bem mais complexo.

audiovisual - dslr

Pois bem, temos uma máquina DSLR Full Frame que grava em HD. Podemos usá-la profissionalmente? Com certeza que sim! Você vai precisar de um tripé para deixar a imagem estável e pronto. Vai ter uma imagem em alta resolução.

audiovisual - filme

Ela é uma câmera mais leve, e no geral é mais fácil de se operar, tem funções mais simples e mais claras também.

E as câmeras tradicionais?

A filmadora convencional é mais robusta, resistente e também direcionada para aguentar mais tempo gravando. Ela foi feita para isso, ou seja, seu desempenho em processar e coletar dados, é superior.

audiovisual filmadora

Ela também consegue captar áudio mais claramente, melhorando a qualidade do vídeo.

Em relação à lentes, temos uma faca de dois gumes. As lentes fotográficas são mais acessíveis, e são mais simples de operar, porém quando falamos em Audiovisual, a coisa muda um pouco.

audiovisual - set filma

As lentes objetivas para câmeras tradicionais  tem um range muito maior a fim de cobrir de grande angular até telefoto numa única objetiva. Uma vez que maioria das camcorders trabalham com óptica integrada e não intercambiável. Ou seja nesse caso, o desempenho na gravação é melhor.

As lentes de vídeo geralmente são lentes fixas, sem zoom, pois otimiza a mecânica delas. Enquanto as objetivas zoom direcionadas para fotografia tem ampliação média de 3 vezes.  As lentes direcionadas ao vídeo são mais custosas por serem feitas apenas para vídeo, geralmente são todas lentes mecânicas, o lado bom dessas Lentes é imagem linda e maior controle, já os contras são o peso, o transporte de tal e a manutenção.

audiovisual lente

São todas lentes boas, mas sempre, em 100% dos casos, sempre será a imagem, historia, comercial, casamento, entre tantos outros, sempre será a escolha do fotógrafo, uma lente híbrida para foto ou vídeo, ou algo mais robusto e trabalhoso porém com uma imagem totalmente maravilhosa.

Bom, então como faz o tal do Audiovisual?

No geral, antes da Era Digital, todo material de alta qualidade era produzido em película. Isso mudou lá pelos anos 2000, mais ou menos. Antes disso, era tudo película. Filme 35mm uma loucura.

Eram câmeras gigantescas fotografando 24 fotos fotos por segundo. Ou seja, não que você está de fato filmando uma coisa em movimento, são tantas fotos, tiradas tão rapidamente, que cria-se a ilusão do movimento. Você adiciona o áudio e pronto, cria-se o Audiovisual.

audiovisual - panavision

Set de filmagem (nada antigo) do Filme Os Oito Odiados de Tarantino. Ele fez todo o filme em película, com uma Panavision velha. 

Inclusive, caso você não esteja fazendo as associações corretas, esse filme precisava ser revelado, tá? Era um trabalho gigante, por isso substituímos a película pelo digital.

Agora você se pergunta, qual escolher?! A resposta é simples, Depende!

audivisual - pelicula

Você vai precisar avaliar muito mais tamanho do seu trabalho, o tempo que você disponibiliza para a produção, qual é o tempo de gravação, quantas cenas, se vai ter muita troca de ângulos, tudo isso precisa ser avaliado e colocado no papel antes de decidir, uma câmera tradicional ou uma DSLR.

A única coisa que você não precisa decidir, é a produtora. Pode escolher a Lion Audiovisual sem medo! Temos profissionais capacitados e sabem muito bem como opinar em cada projeto. Confira nosso portfólio!


Leia Também:

Por Dentro das Novidades – Os Melhores Lançamentos de Equipamentos do Último Ano

Com que Câmera eu vou? As diferenças da Croppada para a Full Frame


Sobre a Autora:

Thais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!