Chroma key

chroma key

Embora seja muito utilizado em grandes produções, o chroma key é um recurso flexível que também atende gravações mais simples ou caseiras, por exemplo. Trata-se de uma técnica que permite trocar o fundo de uma filmagem ou fotografia selecionando uma cor sólida pré-definida e tornando-a nula.

 

O fundo pode ser substituído por outra imagem, estática ou em movimento. Dessa forma, se a gravação estiver ocorrendo em um estúdio, você pode substituir as paredes por um cenário. Basta cobri-las com uma cor sólida – geralmente o verde – e, na fase de edição, inserir as imagens que deseja.

 

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Em nosso dia a dia existem muitos exemplos de uso do chroma, ainda que não percebamos. A técnica costuma ser muito utilizada nas previsões do tempo de telejornais, em bancadas de programas de TV, videoaulas, filmes e séries.

Como o chroma key funciona?

 

Para fazer o recorte do fundo da sua gravação é necessário ter um software de edição. Esses programas conseguem separar os pixels de cor RGB (vermelho, verde e azul) do restante da imagem. Então, utiliza-se um chroma com uma dessas cores para fazer o vídeo ou a foto e depois ela é anulada, colocando o cenário desejado.

 

No entanto, não é um processo fácil. Para que dê tudo certo com seu trabalho é preciso planejamento: escolher a cor do fundo com cuidado, fazer uma boa filmagem, por qual cenário será substituído, usar um programa de edição que suporte o efeito do chroma key.

 

Para escolher a cor ideal para o fundo chroma key é importante considerar alguns fatores. Ela precisa contrastar com o máximo possível de objetos em cena e, preferencialmente, se aproximar da imagem que será inserida depois.

 

A cor do fundo, frequentemente, irá refletir um pouco nos objetos presentes na gravação, o que irá gerar um tipo de contra-luz colorida. Por isso, é preferível que ela seja de uma cor que se aproxima da imagem final.

Saiba mais sobre as principais cores utilizadas:

Verde

 

É a cor usada com mais frequência por ser mais versátil e, normalmente, existirem menos objetos verdes nas filmagens. Além disso, essa tonalidade tem uma alta capacidade de absorver brilho, o que ajuda a controlar a luminosidade e facilita a pós-produção;

Azul

 

Segundo tipo mais usado, sobretudo quando há algum objeto verde que não pode sumir em cena e em produções mais simples. O azul gera mais contraste com a tonalidade da pele, tornando-o mais vantajoso do que o verde. No entanto, se for usado com a luz natural do sol por não ser ideal, pois a temperatura de cor dessa iluminação se aproxima do azul e pode prejudicar a seleção dos objetos em primeiro plano;

Vermelho

 

É a menos utilizada. Isso porque a cor é muito próxima da tonalidade da pele e está muito presente em outros elementos da natureza, o que pode prejudicar o processo de edição. Em geral, esse fundo serve para filmagens em que o objetivo é evidenciar objetos verdes ou azuis. Nesse caso, o vermelho é a melhor opção para destacá-los.

Chroma key em tinta ou tecido?

Ambos terão bons resultados, desde que não tenham brilho que possa prejudicar o recorte posterior.

Nos casos de chroma feito com tinta, pode ser mais adequado utilizar o verde. Isso porque é a cor mais versátil e você não poderá fazer trocar a cada nova situação. Além disso, a parede deve ser mantida sempre limpa e não ter nenhum ponto de interferência (por exemplo, tomada ou parafusos).

Já no caso do tecido, pode ser adotada uma estrutura móvel que suporte a cor mais adequada para cada produção. Embora não exista um tipo específico para fazer chroma key, é importante que não seja um pano que amasse, reflitam muita luz ou que tenham textura. Por isso é preciso escolher com cuidado e armazenar de forma adequada.