Diagramação

diagramacao

Já percebeu, ao abrir um jornal ou uma revista, como os conteúdos das páginas parecem harmônicos? Ou aquele site que você gosta de conferir algumas vezes por dia, reparou como texto, fotos e gráficos estão numa disposição que facilitam sua leitura? O nome disso é diagramação, que consiste em combinar e organizar esteticamente elementos gráficos dentro de um espaço.

 

Esse trabalho é feito pelo diagramador que, normalmente, é um profissional formado em design gráfico. Isso porque é preciso dominar o uso de programas como, por exemplo Photoshop, InDesign e Autocad. Embora este especialista seja o responsável por organizar os elementos, a decisão sobre em que lugar cada um deles será inserido é tomada por um conjunto de pessoas. Entre elas, editores, diretores de arte, ilustradores e fotógrafos, por exemplo.

 

Veja também:

 

Elementos de diagramação

 

Independentemente do veículo, impresso ou online, a diagramação precisa de certos elementos que, combinados, oferecem melhor legibilidade e conforto na leitura. São eles:

 

  • Texto: matérias, editorias, colunas;
  • Título: subtítulos, intertítulos, antetítulo;
  • Foto: com legenda descritiva e nome do fotógrafo;
  • Arte: infográficos, charges, ilustrações;
  • Anúncio: espaço para publicidade;
  • Tipografia: deve ser evidente e padronizada, pois também influencia na leitura.

 

O que uma boa diagramação deve ter?

 

O item mais importante numa diagramação é a legibilidade. Uma vez que o material está claro e adequado a uma boa leitura, as chances de capturar a atenção do cliente são grandes. No entanto, para chegar a esse resultado, é fundamental levar em consideração outros fatores. Confira abaixo.

Hierarquia

As informações precisam ser organizadas da mais importante para a menos. Dessa forma, o cliente faz sua leitura conforme o critério utilizado pela empresa. A página deve ser clara e simples, de modo que a experiência de leitura não tenha distrações.

Padrão de identidade

O material diagramado será a primeira impressão que o cliente terá da sua empresa. Portanto, deve-se ter atenção aos padrões de identidade, que precisam estar presentes nos elementos do projeto (tipografia, cores, imagens). Dessa maneira é possível identificar a empresa sem olhar seu logotipo. Entretanto, títulos, subtítulos, legendas e textos devem ser diferenciados para que o leitor os identifique facilmente.

Quantidade de texto

Boa parte das pessoas não costuma gostar de textos longos ou muitos em um mesmo espaço. Isso pode acabar dificultando a diagramação, ocupando mais espaço e cansando a leitura.

A Lion Audiovisual é uma produtora que compreende fotografia e vídeo, atuando tanto na comunicação empresarial quanto na captura de momentos especiais em família. Venha conhecer nossos serviços!