Animação 2D e 3D

animacoes

As animações são recursos de vídeo importantes que são capazes de transmitir informações de forma rápida e prática, o que facilita o entendimento do público. Esse formato foi criado no século XIX e, de lá para cá, muita coisa evoluiu.

 

A popularização foi tanta que elas saíram das mãos das grandes indústrias do entretenimento para chegar aos celulares. Se bem feitas, podem melhorar a imagem de uma marca e atrair mais clientes.

 

Veja também:

Benefícios

 

  • Possibilita criar personagens cativantes que conquistam a empatia do público imediatamente;
  • Além de personagens, outros elementos visuais podem ser usados como, por exemplo, gráficos, textos, mudanças de cores e de cenários, facilitando o entendimento da mensagem;
  • Sua marca pode se diferenciar dos concorrentes;
  • Tornam os vídeos mais atraentes;
  • As animações permitem criar situações que teriam custos muito altos se feitas com atores reais.

 

As animações podem ser trabalhadas com recursos 2D ou 3D. Conheça as especificações de cada uma.

Animações 2D

 

São imagens compostas por duas dimensões de espaço, largura e comprimento, vistas em um ângulo único pela audiência. São animações planas, sem efeitos de profundidade.

 

É o estilo mais tradicional do mercado, mas, apesar de ser muito popular, é mais limitada do que a animação 3D. Isso porque não consegue reproduzir os mesmos efeitos e gerar a mesma sensação de imersão.

 

Ainda assim, não deixa de ser eficiente. A animação 2D pode ser usada para fazer vídeos promocionais, explicando um novo produto ou passar um comunicado interno para os funcionários de uma empresa, por exemplo.

 

Uma das grandes vantagens desse tipo de recurso é que, por ser mais rápido e feito através do computador (ainda que o esboço seja feito à mão), o custo de produção é menor.

Animações 2D

 

São imagens compostas por duas dimensões de espaço, largura e comprimento, vistas em um ângulo único pela audiência. São animações planas, sem efeitos de profundidade.

 

É o estilo mais tradicional do mercado, mas, apesar de ser muito popular, é mais limitada do que a animação 3D. Isso porque não consegue reproduzir os mesmos efeitos e gerar a mesma sensação de imersão.

 

Ainda assim, não deixa de ser eficiente. A animação 2D pode ser usada para fazer vídeos promocionais, explicando um novo produto ou passar um comunicado interno para os funcionários de uma empresa, por exemplo.

 

Uma das grandes vantagens desse tipo de recurso é que, por ser mais rápido e feito através do computador (ainda que o esboço seja feito à mão), o custo de produção é menor.

Animações 3D

 

Nesse caso, os vídeos são mais imersivos, pois, além da largura e do comprimento, existe a profundidade. Dessa forma, consegue captar mais detalhes, cores, texturas e observar diversos ângulos. As animações 3D provocam uma sensação maior de realismo, efeito muito utilizados em vídeos profissionais.

 

Esse recurso é ideal para produções que buscam despertar sentimentos, contar uma história com emoção e engajar o público. Isso porque aumenta as chances de ficar na lembrança das pessoas. Se bem executados, passam a ideia de uma marca que trabalha com alta qualidade e ajuda a trazer resultados mais positivos.

 

Por permitir que o animador trabalhe os elementos de um take de forma individual, a animação 3D exige mais tempo de finalização e, por consequência, influencia nos custos de produção.

A Lion Audiovisual é uma produtora que compreende fotografia e vídeo, atuando tanto na comunicação empresarial quanto na captura de momentos especiais em família. Venha conhecer nossos serviços!