Design, um bem necessário.

Design, um bem necessário.

O Conceito

Porque nos interessamos tanto por coisas belas, diferentes ou mais fáceis de manusear? E qual o tamanho da diferença que a embalagem vai fazer na hora da compra, quando estamos adquirindo alguma coisa que nunca tivemos antes, quando as especificações e preços dos produtos é muito parecido? A resposta para essas perguntas, é muito simples. É o Design.

Desde a Idade da Pedra, o ser humano tem necessidade de desenhar e deixar a sua marca no mundo. Na Era Contemporânea, isso não é muito diferente. Observe que temos muito mais predisposição para coisas mais elegantes, bem organizadas e com ordem de leitura de simples entendimento. Bem, então quando tomamos conhecimento de que algumas coisas fariam mais sucesso que outras de acordo com o seu design?

Na idade moderna. Em 1919 foi fundada a Escola Bauhaus. A Academia de Artes, Design e Artesanato foi um importante movimento modernista que dita tendências até hoje.

A História por trás do sucesso

Até hoje podemos identificar seus traços em diversos trabalhos famosos. Por exemplo, o Arquiteto Oscar Niemeyer é o representante brasileiro desta escola aqui no Brasil. A forma com que Brasília foi projetada tem muito da referência de Bauhaus.

Um dos exemplos mais notáveis é a lagoa Artificial da Pampulha, em Belo Horizonte. Mesmo projetada da década de 50, ela continua com o mesmo ar moderno até hoje.

 

Outro exemplo clássico de referência à Escola Bauhaus, é o iPhone. Toda a linha de desenho do aparelho foi inspirada nos conceitos básicos de linhas simples, facilidade de acesso e praticidade no uso. Por isso que a maçã faz tanto sucesso, as linhas são simples e muito funcionais.

 

Publicidade e Vendas. Porque é tão importante?

 

Acredite ou não, as embalagens de produtos que tem maior índice de venda, são todas projetadas, pensadas para agradar os nossos olhos. Por exemplo, até alguns anos atrás, repare como as embalagens de Shampoo eram desinteressantes, todas elas. Foi só uma marca fazer a reestruturação para o novo rótulo, pronto, outras marcas mudaram totalmente o conceito. Porquê se você não tem exata certeza do que está procurando em um Shampoo, pode ter certeza que vai escolher o que for mais bonito por fora.

 

Percebeu como elas evoluíram?

É importante lembrar que não existe uma fórmula mágica para criar o Design perfeito. É a somatória de facilidades acopladas no conjunto da obra que fazem algo agradável aos olhos. Acredite, é muito mais fácil montar uma coisa rebuscada, cheia de detalhes, do que algo simples e funcional. E isso para qualquer coisa, seja uma embalagem, um produto, um layout e até mesmo a construção de uma fotografia. Precisam ser alinhados e definidos padrões estéticos que façam sentido. Com as cores combinando com a proposta do projeto. Os traços, as cores precisam harmonizar entre si, por isso é tão difícil, demorado e caro acertar no ponto.

A Lion Audiovisual tem senso estético e está preparada para atender aos clientes mais exigentes no quesito design. Contamos com profissionais qualificados e com arcabouço para encarar qualquer projeto com maestria e profissionalismo. Confira nosso portfólio com os projetos mais diversificados e sinta-se à vontade para entrar em contato e fazer um orçamento conosco.


Leia Também:

Diagramação não é CTRL + C/CTRL + V

Fatos Curiosos: Conheça um pouco sobre Design


Sobre a Autora:

Thais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!