A Evolução da Máquina Fotográfica

Estamos um pouco cultos essa semana, por isso, tome mais uma dose de história da fotografia. Nós temos certeza, você vai se encantar. Bom, nós da Lion somos A-P-A-I-X-O-N-A-D-O-S por fotografia, portanto, temos muitas histórias para contar. Principalmente quando envolvem as Palavras Máquina e Fotográfica na mesma frase.

Vem com a gente em mais uma viagem no tempo e conheça um pouco mais sobre esse universo magnífico!

A Primeira Câmera Fotográfica do Mundo!

As primeiras máquinas, eram bastante primitivas. Basicamente uma caixa relativamente grande, onde você fazia o encaixe da placa de metal no fundo, existia um tempo de exposição, que poderia levar de minutos, até horas, e a revelação era feita com processos químicos bastante complexos. A máquina se assemelhava bastante a máquina da imagem abaixo:

fotográfica - primeira maquina

Na época não existiam filmes coloridos nem nada do tipo, filmes coloridos só aparecem em 1900 e bolinha e uma das primeiras fotos a serem produzidas e que estão conservadas, é esta aqui:

fotográfica - primeira foto

De fato ela não parece fazer muito sentido. Mas precisamos entender que eles realmente não sabiam o que estavam fazendo, e se não fossem eles, não teríamos esse Hobby maravilhoso.

A Era de Ouro dos filmes

No último texto, Fotografia – uma breve história conversamos um pouco sobre filmes, sobre a Kodak, e sobre como essa empresa popularizou a fotografia. Conheçam a primeira Máquina Fotográfica Popular Moderna do Mundo:

fotográfica - primeira kodak

Uma máquina portátil com um rolo interno com 100 fotos. Esse era o suprassumo da fotografia popular. Falamos um pouco sobre ela no texto anterior Fotografia – uma breve história. Elas eram realmente bacanas, uma vez que tinham um mecanismo simples, e como a Kodak dizia, você não precisa se preocupar muito com o que ia fazer.

Porém, ela era um pouco limitada. E logo em seguida lançaram uma máquina Maravilhosa, que é meu sonho de Consumo.

Máquinas TLR – As máquinas das lentes gêmeas.

As máquinas twins lens, ou por tradução livre, lentes gêmeas, são conhecidas como TLR  (Twin Lens Reflex) são de um charme incomparável, e na época do lançamento fizeram um tremendo sucesso. Primeiro porque eram mais leves, segundo que por conta do seus sistema de lente gêmeas, ela era bem mais fácil de você acertar na foto. Ela tinha um (pasmem) visor, claro que você via de ponta cabeça, e precisava ter uma boa noção do que estava fazendo, girava a manivela, então não havia clique, mas ela tinha uma estabilidade bem maior que a maioria das câmeras da época não tinham. Então ponto para as TLR! Sem contar o charme!

fotogrãfica - tlr

Máquinas Fotográficas de Foles

Então apareceram essas lindezas aqui, as máquinas de Foles. Eram máquinas sanfonadas. Elas eram assim pois eram consideradas máquinas portáteis. Então os foles, eram uma forma da máquina caber dentro de uma parte menor, e na hora que fosse fotografar, você abria, expandia os foles e fotografava. Eram máquinas práticas e super úteis. Temos diversos modelos com o nome Pocket, justamente para sugerir que fossem máquinas de bolso.

fotográfica - maquina de fole

Máquinas como Conhecemos de verdade

Foi em 1950 que começaram a aparecer as máquinas como conhecemos, no formato que conhecemos. Aquele formato básico retangular, com uma lente e pronto. Foi aí que começaram a aparecer as Canons, Nikons, Pentax, Olympus e outras. A maioria delas usava filme de 35mm, e eram extremamente fáceis de se lidar. Até que apareceram modelos mais simples, com clique automático, onde você não precisava pensar muito no que estava fazendo, era tacar o filme ali e correr para o abraço.

fotográfica - pentax

Nessa fase começaram a aparecer também as máquinas descartáveis. Você comprava uma máquina, ela já vinha com o filme dentro, e na hora de revelar, você levava a máquina com filme e tudo e eles revelavam para você.  Era bem comum esse tipo de produto ter para vender em parques de diversões e afins, pois direto acontecia de esquecer a máquina ou coisa parecida. Como era uma máquina extremamente simples, não era muito caro, então dependendo do evento super valia a pena.

fotográfica - descartável

A década de 80’s e seus filmes instantâneos

Como tudo era mais bizarro nesse universo, se tinha algo maluco que poderia acontecer, como uma máquina altamente moderna e sem precedentes onde o filme revelava sozinho e ainda por cima na hora, isso certamente tinha que acontecer na década de 80’s.

Mas com certeza elas eram legais e animavam a molecada.

fotográfica - kodak instantanea

Elas eram tão legais, que atualmente a fujifilm lançou uma linha de Instant Camera, a linha Instax, que é a coisa mais linda que o mundo já produziu. O filme é menor do que era na época, é meio caro, porém nada é tão maravilhoso quanto fotografar e a foto sair instantaneamente.

fotográfica - instax

Chegando na Era Digital

A primeira máquina fotográfica digital foi produzida pela Kodak, e isso foi um avanço incrível para o mundo. A máquina era ruim? Muito. Mas significou o fim de uma era. Existia agora uma parede entre futuro e passado, e as máquinas de filme, virariam questão de tempo para de fato desaparecer. Tanto que hoje, quem fotografa na analógica, fotografa por hobby. Claro que ela não tinha nem um sexto da qualidade de uma máquina fotográfica de respeito. Claro que as fotos eram ruins, claro que demorou para pegar justamente pela qualidade, mas tudo isso foi questão de tempo. Nossa realidade é prova disso.

fotografica - primeira digital

As primeiras máquinas fotográficas digitais, eram para uso comum. A transição foi bastante lenta e os primeiros modelos eram totalmente amadores. Ninguém realmente usava uma máquina fotográfica digital para fins profissionais. A qualidade era simplesmente horrível.

fotografica - digital

Elas eram compactas e precisavam apenas de um cartão de memória SD. Você descarregava em seu computador e pronto, tava tudo certo para postar no Orkut. Elas eram bem simples, apesar de algumas terem comandos interessantes mais manuais. Mas se desse zoom, pronto, virava uma desgraça só. Sem contar os megapixels, que era uma briga danada. Na época eu era só uma adolescente, mas quando meus pais se renderam ao digital, aquilo para mim não parecia correto. Mas era mais barato e fazia muito mais sentido.

Sobre DSLR e o Amor

Demorou um pouco para finalmente chegarem, e mais ainda para se adaptarem. Afinal, como citei inúmeras vezes nesse texto, quem prezava pela qualidade, não fotografava na digital de jeito nenhum. Hoje, com a tecnologia e o desenvolvimento, as máquinas DSLR que são consideradas profissionais já estão (alguns dizem que quase!) no mesmo patamar das máquinas profissionais com filmes profissionais de antigamente. Então agora ficou muito mais barato fotografar, e mais fácil também. Afinal, as chances de erro caem quando você consegue ver no ato o que está fazendo e consegue corrigir os erros bem na hora.

fotográfica - dslr

Sabe quem é versátil e conhece tanto de máquinas digitais, como de máquinas analógicas? A Lion Audiovisual. Sabemos exatamente como clicar e sem perder o foco! Solicite um orçamento conosco e conheça nossos serviços!


Leia Também:

Fotografia Antiga – Uma Breve História

Máquina Analógica – 5 Dicas para Fotografar


Sobre a Autora:

IMG_0967_sqgqwjThais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!