O Raio Viralizador e a Saga da Internet

Se você não sabe o que é o Raio Viralizador, presta atenção aqui! Com alguma frequência nós aqui da Lion conversamos de internet e te alertamos sobre algumas mudanças que compõem o ambiente digital. Além de como se manter dentro de um mercado que muda todos dias. A verdade é que a métricas de ontem não necessariamente servem hoje. E infelizmente não podemos comparar métricas com negócios diferentes com públicos diferentes. É uma loucura!

É óbvio que algumas campanhas são produzidas de acordo com algumas métricas que em geral funcionam muito bem para inúmeros mercados viralizando lindamente como o já previsto. É isso que a gente chama de (óbvio que de brincadeira) de Raio Viralizador. Vídeos, e imagens são produzidos com um propósito, viralizar. Conforme a gente já conversou anteriormente aqui. E hoje vamos falar um pouco mais sobre esse conceito, vem ser voraz com a Lion!

 

O Raio Viralizador na Internet

 

Apesar do conceito de viral ser novo, uma coisa viralizada, não é novidade. Os humanos só pararam estudar e entender como isso acontece, é bem simples. Aliás, lembra quando a internet era tudo mato? Você precisava ter uma outra linha para estabelecer conexão, se não ninguém em casa conseguia falar no telefone? Então, o Viral já existia aí. Aliás, ele é mais velho do que isso. O Viral tomou forma, força, poder e nome depois da internet, é verdade. Mas não significa que ele não tivesse aparecido antes.

“Ué?! mas nesse último texto você conversou com a gente que a coisa tinha que se espalhar como uma epidemia. Como assim, uma coisa viralizar sem internet e sem interação das pessoas? Vai me dizer que existia viral por carta?!” Sim pequeno Padawan, nos tempos mais remotos e obscuros existia isso. Sim, claro, que não existe o mínimo de comparação quanto às dimensões de um e de outro, que fique bem claro. Mas, aquelas Correntes que a sua Tia/Avó mandam pelo whatsapp, muitas delas com fake news, de certa forma são considerados virais. Pelo simples fato de preencher a premissa básica de se espalhar rapidamente.

Se você é nascido pelo começo da década de 90´s assim como eu, recebia essas coisas por email. Um monte de corrente, que se você não enviasse para duzentas e setenta e quatro pessoas você ia ficar sem beijar por 7 anos. E você passava. ÓBVIO! Isso na verdade era uma tática de coleta de email, nada eficaz, porém, era o que tinha. Ou todos aqueles e-mails com power point cheios de mensagem de boa semana ou coisa parecida. Dureza né amigo? Mas antes de ter internet, sua avó, provavelmente já enviou uma centena de cartas para desconhecidos para não quebrar a novena de nossa senhora que começou em 1749 em Portugal. É, triste realidade.

 

O Raio Viralizador, é a Internet, portanto!

 

A Internet é basicamente um canal fortíssimo que foi capaz de viralizar coisas maravilhosas (e também tranqueiras), agilizando os processos. Afinal, essa necessidade de compartilhar coisas, andar com o álbum de casamento da filha debaixo do braço e mostrar até pro cobrador do ônibus sempre existiu, a internet só facilitou.

O que eu quero dizer que uma das coisas chaves nesse processo de viralizar materiais, é justamente o comportamento do ser humaninho. Pessoas são bichinhos carentes, gostam de atenção, e mais, elas gostam da criação de certas regras para a sociedade. Ou seja, alguma pessoas carentes de atenção ditam algumas regras que um grupo específico apoia, e como um passe de mágica cria-se um viral. Tudo isso por conta de um comportamento padrão de um grupo de pessoas. Definitivamente, é uma coisa muito doida.

 

O Segredo são as Pessoas e a Internet, portanto

 

Não exatamente. O segredo é como as pessoas lidam com a internet, comportamento de um certo público, perfil de postagens, interesses e outras coisas. Quando você entende tudo isso sobre o seu público você passa por um divisor de águas, tem uma epifania e parece que um elefante cor de Rosa passou pela sua mesa. É uma loucura.

Quando você entende como a coisa funciona, faltam pouquíssimas coisas para você alcançar o sucesso na internet, e finalmente o raio viralizador passar pela timeline da sua empresa. A única coisa que vai ficar faltando, é contratar a Lion para te ajudar com estes ajustes de audiovisual. Pense nisso, depois chama a gente para bater um papo sobre a sua empresa e com certeza vamos te contar muitas coisas maravilhosas para aplicar na sua empresa! Vem ser Voraz com a Lion!


Leia Também:

 

Como a Publicidade está trabalhando Memes

Desvendando Mistérios – O Que é um Viral?


Sobre a Autora:

IMG_0967_sqgqwjThais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!