Nu artístico – Um Ensaio de Delicadeza

O ensaio de Nu Artístico como o próprio nome já diz é o humano fotografado como veio ao mundo. Pelado, nu com a mão no bolso. Porém, o Ensaio do Nu, não é só tirar a roupa e esperar ser clicado. São muitas variáveis, estilos e formas de se fazer, mas todas elas envolvem uma premissa, a Sedução por forma de delicadeza.

 

Daí vem o jovem Padawan e diz “mas Thaís e aqueles ensaios para aquelas revistas sensuais?” Elas são vorazes? Sim, como nós da Lion. Elas têm certa delicadeza no clique. Existe uma composição e cenário. Não é só pegar uma menina arrancar a roupa dela e jogar num fundo branco, o nu artístico é muito mais do que isso. Hoje no blog da Lion vamos falar sobre isso! Vem ser Voraz, vem com a Lion!

 

O Nu Erótico

 

Provavelmente o mais visto até agora, porém não necessariamente o mais legal. Conforme já falei acima, mesmo um ensaio totalmente erotizado, ele tem pontos de delicadeza sim.

 

Em Agosto de 2013, uma atriz da Globo, a Nanda Costa saiu numa dessas revistas masculinas. Na minha opinião, este ensaio é o que melhor representa esse conceito de voracidade versus delicadeza.

Foi feito um ensaio em Cuba pela Playboy, onde a atriz é apresentada de forma muito sensual, mas todas as fotos são bem construídas, onde não necessariamente o corpo é erotizado. São fotos muito mais artísticas do que “só mulher pelada”.

 

O Nu Externo

 

O Famoso “ficar pelado no mato”. Claro que não é bem assim. Esse estilo, é provavelmente o meu favorito, o que você tem mais opções de composição. Porém, ele é um dos mais complexos de se fazer, pois controlar a luz natural nem sempre é fácil. Mas fica lindo demais!

Podem (e devem) ser usadas flores, frutas, e afins na composição. Fica tão bonito que chega a doer.

 

O Nu interno

 

Se existe o Nu externo, existe o Nu interno. Esse estilo de foto geralmente fica ambientado dentro da casa da modelo, ou um ambiente preparado para isso.

Essa foto é de uma fotógrafa Brasileira, lá em Buenos Aires, ela só faz nu feminino. segue no instagram @anaharff

 

 

Neste caso o controle da Luz por ser interna é mais fácil. Mas isso não significa que seja totalmente simples. Pois ter um ambiente super iluminado, com a intenção de meia luz (dessa forma a foto ganha uma construção mais sensual). A parte interessante deste tipo de ensaio, é que ela pode ser trabalhada de forma cotidiana. Como se o retratado (a) estivesse em sua rotina normal. Com exceção de que ele (a) está nu, ou seminu.

 

Gestante

 

Thaís, você endoidou? Como vai fazer um ensaio de uma gestante nua! Lembra quando eu falei que o lance do Nu artístico não era necessariamente Erótico? É nesse tipo de ensaio que a gente pega o bom ensaio com o bom fotógrafo, e o ensaio pombo com um fotógrafo mais ou menos.

No ensaio Nu, a linha da delicadeza e sensualidade é muito tênue para o erotismo. E a última coisa que uma grávida precisa, é ser erotizada. Ela é mãe, é símbolo de ternura. É um dos ensaios mais complicados de se fazer, pode apostar.

 

Preto E Branco

 

O preto e branco é quase que aquele ensaio Nu Coringa. Pois ele pode ser aplicado em todos os estilos acima citados. Porém com um detalhe. O controle de luz precisa ser muito mais forte. Pois não pense você que foto Preto e Branco basta acertar os níveis de cor no Photoshop que vai dar bom.

Também não caia naquela lenda do “se não ficar bom, no Preto e Branco fica decente” pode esquecer. Fotos em Preto e Branco, por mais que ela venha colorida e você trata ela para ficar preto e branco,(isso atualmente, pois conforme já falamos aqui, antigamente o filme ou vinha colorido, ou vinha preto e branco, trocou os rolos, dançou.) Ela precisa ser iluminada de forma correta para o P&B. Se não vai dar ruim.

 

Para não correr riscos, contrate sempre um fotógrafo profissional com bastante experiência em Nu Artístico. Alguém que tenha senso estético, delicadeza, mas seja Voraz. Como a Lion Audiovisual. Seja Voraz, Seja Lion.

 


Leia Também:

5 Praias para conhecer nos Últimos Fins de Semana de Verão

Desvendando Mistérios – A Dupla Exposição


eu-gataSobre a Autora:

Thais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!