Stop Motion – Fotografia Animada

Você sabe o que é Stop Motion? Stop Motion é uma técnica de fotografia que é convertida em vídeo, que tem um senso estético maravilhoso e geralmente faz muito sucesso. Hoje no blog da Lion vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre essa técnica linda, além de super produções feitas em Stop Motion.

Você provavelmente deve ter visto esse filtro no Instagram, que basicamente mostra mais ou menos como o stop motion funciona. Só para te nortear, por definição, o stop motion é uma sequência de diversas fotos, de forma que se aceleradas elas fazem uma animação. A aceleração dessas imagens faz com seus olhos percebem tudo como se fosse uma sequência animada. Quer saber tudo isso? Vem com a Lion!


Desenho animado. Mas não só desenho!

Lembra quando você era criança e viu em algum programa infantil, se você pegasse um bloco de notas e desenhasse alguma coisa nesse bloco e cada desenho tivesse um pequeno movimento diferente em cada página, e quando você passava rápido, parecia que o negócio que você desenhou estava se mexendo? Bem, isso é o stop motion.

 


O que acontece, nossos olhos captam 24 quadros por segundo, então qualquer coisa que se movimentar em velocidade menor do que isso, vamos achar que está em câmera lenta, por isso que tudo precisa ser tão rápido. E por isso que fazer tudo em stop motion dá tanto trabalho.

 

Stop Motion  nos Cinemas



Um exemplo muito do gracioso de stop motion, mas que seus olhos não percebem, é aquela filme, A Fuga das Galinhas. Sim, aquele filme é um Stop Motion gigante, feito em massinha. E cada de segundo do filme foi fotografado pelo menos 24 vezes. Imagina que loucura, aquela piscada de olhos daquelas galinhas. O movimento de piscar o olho, entre o fechar e o abrir, que leva um segundo inteiro, foi fotografado 24 vezes, cada momento uma foto diferente, para animar a massinha da galinha piscando os olhinhos. Maravilhoso não?

 

 


Se você ainda está com dúvidas, trago pra vocês um stop motion, de nem 3 segundos (o vídeo tem 5 porque ele se repete)  eu mesma produzi essa lindeza, tirei pelos menos umas 10 ou 12 fotos, por isso você percebe a coisa se movimentar devagar, porque tem bem menos do que 24 quadros por segundo.

 

Então apenas animação vira fazer com stop motion?

Bem, essa é uma pergunta deveras capciosa. Tecnicamente sim. Porém se a gente for avaliar o cinema até os primeiros anos deste século, os filmes ainda eram produzidos em Película. É, se você achava que o cinema digital é coisa da idade contemporânea, está um pouco enganado.  Até os primeiros anos dos anos 2000, a massiva maioria ainda era na película. Sabe aquele primeiro homem Aranha com Duende Verde? Película. Titanic? Película. Alias, Oito Odiados, PELÍCULA!

 


Mas tudo bem, o que isso tem a ver com stop motion? Bem, tudo. A filmadora de cinema nada mais é do que uma máquina fotográfica gigante que bate 24 fotos por segundo. Dando a sensação de movimento no filme. É, pasmem, é claro, que não podemos considerar todos os filmes do mundo até 2005 como stop motions gigantes. Até porque a graça do stop motion é a animação em si, mas dá para dizer que o princípio é o mesmo.

 

Fazendo um Stop Motion

 

Outras animações gracinhas além de Fuga das Galinhas, que também são feitas em Stop Motion, é a Noiva Cadáver, O Estranho Mundo de Jack e Wallace e Gromit e a Batalha dos Vegetais.

Se você como eu, está apaixonado pelo Stop Motion, mas não tem exatamente noção de como produzir um, te convido para dar uma olhada no portfólio da Lion Audiovisual. Somos apaixonados pelo Audiovisual e temos certeza que você vai se encantar pelo nosso projeto!

 


Leia Também:

Nu Artístico – Um Ensaio de Delicadeza

Desvendando Mistérios – A Longa Exposição

 


eu-gataSobre a Autora:

Thais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!