A linguagem fotográfica correta para a sua mensagem

A fotografia é hoje tão utilizada com tanta presença no cotidiano das pessoas, que até mudou a forma como muitos momentos são vividos. Nesse contexto, destaca-se a fotografia profissional, registrando as transformações do mercado e focada em uma prática inserida em múltiplos segmentos, incluindo eventos, publicidade, notícias, moda, ciência, corporativo, arquitetura, entre outros.

Cada trabalho fotográfico possui vida própria e cada fotógrafo deve estar consciente que a ação de fotografar, além de “captar imagens”, é um registro de sua opinião sobre o mundo. A fotografia tem linguagem própria e seus elementos podem ser manipulados pelo estudo, pesquisa ou pela própria intuição do fotógrafo.

Uma foto tem vários níveis de compreensão. Algumas são objetos que podem se tornar memórias instantâneas de momentos especiais ou entes queridos, e nesses casos não há muita diferença quanto às técnicas utilizadas. Porém, no caso da fotografia profissional, ela conta com uma linguagem específica para transmitir as informações de forma eficaz ou compreensível para que seu público entenda sua mensagem.

A diferença entre apenas tirar fotos e fotógrafos profissionais está justamente no uso da linguagem fotográfica. Existem vários elementos dessa linguagem fotográfica que podem ser manipulados ou utilizados pelos fotógrafos. Os elementos da linguagem fotográfica são: 

  • Planos – corte, enquadramento
  • Foco – foco diferencial, desfoque, profundidade de campo
  • Movimento – em maior e em menor grau, estaticidade
  • Ângulo – posição da máquina
  • Cor – gradação de cinzas, as cores
  • Textura – impressão visual
  • Iluminação – sombras, luzes
  • Perspectiva – linhas
  • Equilíbrio e composição – balanço, arranjo visual dos elementos.

É importante entender que o domínio da linguagem fotográfica, e o conhecimento das produções, técnicas e possibilidades se deve às sensibilidades particulares de cada fotógrafo.

Cada campo da fotografia tem uma linguagem própria, por exemplo, a diferença entre a linguagem da fotografia documental e publicitária pode ser fácil de perceber, mas isso não impede que elas interajam e compartilhem características comuns. Isso tem a ver com uma característica comum da linguagem da fotografia que transcende as limitações que cada área possui.

Cada elemento da linguagem fotográfica tem um papel único e podem ser combinadas para formar um discurso visual coerente que impacte o público. Um fotógrafo profissional está sempre em busca de sua linguagem fotográfica, sua cor, textura, contraste, assunto e estilo de enquadramento. Obviamente, um ou mais desses estilos se alinharão aos seus objetivos de negócios. Isso tornará sua foto única.

A contratação de uma equipe que domine a linguagem da fotografia é muito importante para as empresas, pois dominando a linguagem, ou pelo menos entendendo-a, eles terão mais controle sobre as imagens que transmitem sua mensagem para o público, impactando diretamente nos lucros do negócio. A linguagem da fotografia é a ferramenta perfeita para transmitir uma realidade que pode ser facilmente moldadas a bel-prazer do cliente.
Conseguiu compreender o poder do uso correto da linguagem fotográfica no seu negócio? Nós da Lion Audiovisual podemos te ajudar a produzir imagens de qualidade que certamente impactarão seu público. Entre em contato conosco e nos conte sobre os projetos audiovisuais da sua empresa.