Branding – Soluções de Marketing

A verdade é que o Marketing tem mais braços do que um polvo pode desejar, e um desses braços é justamente o Branding. Você sabe o que ele significa? O que faz? Como aplicá-lo? Se você ainda tem muitas dúvidas, fique calmo! Hoje no blog da Lion vamos falar sobre tudo o que você precisa (e até não precisa) sobre Branding. Vem ser voraz com a Lion!

O que é Branding?

 

Branding é uma técnica de marketing baseada em marca. Mas como assim? Bem, se formos traduzir Brand ao pé da letra, significa marca. Ou seja o branding nada mais é do que estratégias para gerir a marca de forma com que ela fique mais explícita no mercado, para que tenha um posicionamento forte em relação ao concorrentes, sem contar que precisa deixar sempre muito evidente os diferenciais da marca.

O Branding tem como promessa básica fazer com que a sua marca seja lembrada. E obviamente, sempre como coisas boas. Algumas marcas pegam experiências e Reclamações e transformam numa campanha de Branding. Como por exemplo a Spoleto há alguns anos atrás, quando o Porta dos Fundos estava só começando, e fez um vídeo curtinho falando como alguns atendentes estava mal humorados demais para atender os clientes. O vídeo viralizou, e a marca aproveitou para fazer uma campanha de Branding. Bastante simples.

 

Eu preciso de mais exemplos!

 

Você precisa de mais exemplos? Bem, é bem simples. Vamos falar de refrigerantes de Cola. A princípio temos duas grandes marcas internacionais, a Coca-Cola e a Pepsi. Aqui no Brasil a Pepsi sempre foi a número 2. Sempre a tapa buraco, sempre a “ Não tem Coca, vai Pepsi mesmo.” Há alguns anos atrás, a Pepsi entrou com uma campanha de Branding, onde ela usava exatamente deste argumento, que às vezes a segunda opção pode ser mais legal, pode ser mais proveitosa, pode dar mais certo. Que às vezes, o plano B é melhor do que o A. O Planejamento deu super certo e a marca se consolidou, e muitas vezes, sendo a primeira a ser requisitada, louco não?

Eles basicamente assumiram e aceitaram o segundo lugar como forma de campanha institucional direcionada para marca, ou seja Branding e funcionou muito bem.

 

Então eu preciso me posicionar em Segundo Lugar?

 

Não, de forma nenhuma. Sua marca precisa apenas SE Posicionar de alguma forma. Repense em seus pontos fortes, e veja como trabalhar a sua comunicação da marca de forma institucional usando as técnicas do Branding.

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A Brastemp, inclusive é um case que já citamos aqui, se você não lembra, acesse este link. Aquela campanha que começou no fim da década de 80 e só acabou uns 15 anos depois, até mais, mais ou menos, uma as campanhas mais duradouras do Mercado Publicitário. Onde além de um Branding, afinal, ninguém queria comprar qualquer eletrodoméstico que não fosse um Brastemp, com um bônus de um bordão eterno. Isso numa época que essa história de Branding era tudo mato.

Mas Thais, isso é deveras complexo! Claro que é, por isso você precisa dar essa missão para um adulto, que saiba o que está fazendo e use técnicas de Marketing e Comunicação para analisar o seu negócio. Quem melhor do que isso do que a Lion? Temos profissionais especializados em diversos setores, justamente para dar o suporte à sua empresa, da melhor forma possível do jeito que você precisa. Confira nosso portfólio e entenda! Vem com a Lion!

 


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eu-gataSobre a Autora

Thais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!