Como o designer gráfico pode impactar na comunicação com sua audiência

Primeiramente, devemos entender que o design gráfico é uma profissão que tem a responsabilidade de desenvolver e projetar comunicações visuais específicas por meio de imagens que transmitam informações significativas, expressem sentimentos e valores. O designer gráfico tem por objetivo criar e projetar mensagens através de imagens.

O sucesso de uma empresa depende de como ela se comunica com o público. Nesse contexto, a parte estética é essencial, e o design gráfico é a área responsável que cuida disso. Qualquer estratégia eficaz de marketing e propaganda tem um forte esforço dos designers.

Quanto mais forte o efeito visual, maior o impacto no público. A parte visual de um negócio é um fator que pode conquistar ou afastar. No entanto, o design gráfico vai muito além de produzir artes, conceitos e peças publicitárias bonitas. 

A forma como uma empresa se apresenta aos clientes define a sua identidade e valores. O design gráfico fornece uma identidade visual para uma marca através de características como cores, elementos e símbolos que têm um forte apelo ao público. Uma vez definido esse padrão, os consumidores podem associar rapidamente essas características a empresas específicas. É neste ponto que a identidade é estabelecida.

As imagens estão cada vez mais substituindo o texto, por isso cada vez mais as estratégias de comunicação, publicidade e marketing estão centradas em formatos visuais. Uma imagem é muitas vezes o primeiro contato que um usuário ou cliente tem com uma empresa, e seu relacionamento futuro depende disso. 

Além disso, muitos estudos comprovam a maior eficácia de conteúdos visuais sobre o conteúdo textual. E como todo projeto de design gráfico tem como foco o público, é preciso constantemente se munir das ferramentas que melhor se comunicam com o mesmo. A identidade visual de uma empresa precisa se comunicar com os consumidores, seja no rótulo do produto ou no visual do site institucional da empresa. Essa identidade desperta os sentimentos de quem está diante desse elemento de comunicação, resultando na percepção da marca.

Por isso, é fundamental que as empresas invistam em designers gráficos para melhorar sua comunicação com seu público e, assim, promover seus negócios. Em uma pesquisa da WeDoLogos em vários setores, aproximadamente 89% das empresas disseram que suas estratégias relacionadas ao design têm potencial para aumentar suas vendas. Isso inclui investimentos em identidade visual, sinalização, design de embalagens, materiais de ponto de venda, etc.

A utilidade do design gráfico vai além de um logotipo, pois reproduz, por meio de recursos visuais, pensamentos e comportamentos de sua empresa que normalmente não seriam expressos em palavras. O design gráfico profissional deixa uma impressão positiva na empresa e evita distorções e mal-entendidos.

No entanto, é necessário ressaltar que um design gráfico mal-executado pode impactar negativamente seu público, por isso é necessário deixar essa tarefa para empresas verdadeiramente profissionais e competentes.

A Lion Audiovisual pode te ajudar com um design gráfico que certamente impactará seu público. Nós ajudamos você desde a concepção da ideia até todas as etapas da execução, até que tudo esteja pronto para ser apreciado pela sua audiência. Entre em contato conosco e nos conte sobre os projetos visuais da sua empresa.