Desvendando mistérios – Light Paint

Hoje vamos bater um papo sobre mais um mistérios da fotografia, o Light Paint. Vamos falar sobre o que é, onde vivem, o que comem e mais importante, como fazer. Essa é mais uma técnica Voraz de fotografia para você fazer com a Lion. Vem com a Lion!

 

Light Paint – hoje na Lion

 

Vamos começar com a parte clássica, qual o conceito, a definição de um Light Paint. Por tradução ao pé da letra, é uma Pintura com Luz. E Fotografia por definição é a captação da Luz. Ou seja, a foto feita com o Light Paint, é uma pintura com Luz.

Bom, então toda a fotografia é um Light Paint? Afinal, fotografar é captar Luz. Não, porque essa é uma técnica específica onde a Luz faz desenhos de fato, ela faz um pintura de fato em cima da sua fotografia. E isso é muito legal! O contraste de tons e cores, luz e sombra dá um efeito muito especial em seu trabalho.

 

E os requisitos básicos? Quais são?

 

A peças principais para fazer um Light Paint são: Uma câmera fotográfica (pode ser de filme) com regulador de obturador, um tripé bem firme e um feixe de luz.

A graça dessa técnica é justamente o que você faz com o seu feixe de luz. Você precisa estar num lugar bastante escuro, isso é muito importante. Sim, vale fazer a céu aberto e  o resultado pode dar muito certo, mas como sempre, você precisa de um adulto responsável, ou um fotógrafo da Lion, pois se trata de uma técnica meio complicada.

O ponto que Luz que você vai precisar, pode ser qualquer coisa que emita Luz e você consiga ter o mínimo do controle. Pode ser uma lanterna, uma vela, um laser (cuidado com os olhos dos amiguinhos, esse aparato, deixe que um adulto manuseie), ou até fireflys ou aquelas velas especiais de aniversário sabe? Aquilo da um efeito muito bacana!

 

O Pulo do Leão

 

O pulo do gato Voraz, digo Leão, é o obturador da sua máquina. Nem tente fazer isso com o seu iPhone que vai dar errado. Essa é uma técnica de longa exposição, onde o espelho da máquina fica captando Luz durante um bom tempo, uma máquina sem funções manuais não adianta absolutamente nada numa técnica como esta.

Neste momento que você vai precisar de um fotógrafo profissional como o da Lion. Pois você vai precisar entender muito de luz e do tempo de exposição necessário para a sua foto dar certo, não ficar bem sub exposta, nem super exposta. Pois enquanto você brinca com a luz, a máquina capta a imagem continuamente, e mesmo que você movimente a luz, ela vai captar o percurso da Luz todinho. Por isso que fica tão bonito.

 

Como assim, a máquina capta o momento todo?

 

Sim, a máquina vai captar o momento todo é processar em uma imagem. Não você não vai ser a coisa de mexendo, a imagem será sempre estática, tenha isso em mente. Mas como o obturador fica aberto, ele capta todo o caminho que a luz faz, desde o começo da trajetória até o final, então por exemplo, se com a sua fonte de luz, você desenhar uma borboleta no ar, seus olhos vão captar o momento, você só vai ver o momento exato por onde a luz está passando, mas com o obturador aberto, na foto, você vai ver a borboleta perfeitinha. Lindo demais não?

Mas é aquela coisa, tudo que se mexer durante a foto vai ficar tremida, por isso a importância de um tripé firme.

Mas Thaís, a minha mão é muito firme! Daí eu te pergunto, você respira? Eu sinceramente espero que sim. Só a movimentação do seu tronco ao respirar, já bagunça toda a foto. Confia na tia, pega um tripé. Mas um tripé bom, que até vento da diferença, quando você vai fazer uma longa exposição, pense nisso.

Quando você estiver com tudo isso acertado, você vai brincar com a luz e fazer formas no ar, vai ver que coisa mais linda vai ficar!

 

Agora, se você quiser a foto perfeita, mas sem preocupar muito com tanta parafernália, chama a Lion Audiovisual. Nós sabemos tudo sobre Light Paint e temos todas as ferramentas corretas para produzir o melhor dos ensaios! Vem ser Voraz com a Lion!

 


Leia Também:

Desvendando Mistérios: A Dupla Exposição

Desvendando Mistérios: A Longa Exposição


eu-gataSobre a Autora:

Thais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!