Dia Internacional da Mulher – Fotógrafas

Hoje é o dia internacional da Mulher, mas isso não é novidade, todo mundo já sabe. O que você não sabe, é temos diversas fotógrafas famosas e de muito bom gosto por sinal. Separamos algumas representantes Girl Power do universo da fotografia. Vem ser Voraz com a Lion!

 

Ruth Gruber – Mulher de Baixas Temperaturas

Como se fotografar em temperaturas baixíssimas já não fosse complicado o suficiente, essa senhora foi a primeira pessoa a fotografar com filme colorido no Alasca. Ela fotografou a fronteira do Ártico e o desenvolvimento das cidades.

 

Margaret Bourke-White – Mulher de Guerra

Impossível falar sobre fotógrafas girl power no dia internacional da Mulher e não falar sobre Margaret Bourke-White. Ela foi pioneira em muitos aspectos na fotografia de forma geral. Ela foi a primeira mulher a ter autorização para fotografar em território soviético. Além disso, ela fotografou os horrores da Segunda Guerra Mundial,
onde retratou os Campos de extermínio nazista.

Infelizmente, foi diagnosticada com Parkinson aos 50 anos, o que a proibiu de extender a sua carreira.

 

Cindy Sherman – Mulher do Autoretrato

 

Cindy Sherman além de fotógrafa é diretora de cinema, o que faz nos da Lion acharmos ela ainda mais incrível. Ela ficou muito famosa pelos seus auto retratos super conceituais. Um deles, inclusive foi leiloado por 3,89 milhões de dólares. Certamente uma mulher incrível.

 

Carol Guzy – Mulher Premiada

 

Carol foi a única mulher a ganhar quatro Pulitzer, o que só a deixa mais incrível. Ela ficou muito famosa por retratar refugiados em Kosovo, e também posteriormente, por retratar animais abandonados no furacão Katrina em 2007 lá na Louisiana. As fotos de Carol Guzy fazem parte de um terço da exposição que ficou conhecida como Lest We Forget: Three Perspectives on Hurricane Katrina e arrecadou fundos

Diane Arbus – A Mulher Rolleiflex

Diane Arbus usava uma Rolleiflex TLR, uma câmera de médio formato, que faz fotos quadradas. Ela já é ultra legal porque é um dos modelos mais graciosos que se tem notícia. Se você não lembra o que é uma TLR, clique aqui.

Ela gostava de retratar a marginalidade porque teve uma infância farta, e isso a reaproximava de uma cultura a qual não teve contato. Ela ficou famosa por ter uma agência de fotografias com o marido, onde o primeiro cliente foi a loja dos seus pais. Posteriormente teve algumas exposições em Nova Iorque, o que na década de 60 para uma mulher era extremamente incomum e totalmente progressista.

 

Elizabeth Lee Miller – Modelo de Guerra

 

Elizabeth começou a sua carreira em Nova Iorque como modelo. Mas foi na França, onde se estabeleceu como Fotógrafa Artística e de Moda.

Durante a Segunda Guerra Mundial ela era correspondente oficial da Vogue, ela visitou Campos de Concentração, a Libertação de Londres e outros eventos importantes da época.

 

Maria Ribeiro – A Mulher Brasileira

Essa é a nossa única brasileira na lista, que aliás é contemporânea e está bem viva. O projeto mais famoso, e mais bonito, chama-se “Nós Madalenas – Uma Palavra pelo Feminismo” onde retratou cem mulheres que traziam em seus corpos palavras que representavam o feminismo. O Projeto foi muito bem aceito, e virou até livro, ficou especialmente lindo.

Nós da Lion Audiovisual temos imensa admiração pelos trabalhos destas mulheres. Mas sabe o que é muito bom também? Fotografar mulheres em suas mais variadas formas. Entre em contato com a Lion Audiovisual e solicite seu orçamento.

 


Leia Também:

Oscar 2018 – Uma Breve Passeada

12 Fotógrafos para você seguir no Instagram


eu-gataSobre a Autora

Thais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!