Fotografando em Macro – A Beleza dos Detalhes

Tem muita gente que é apaixonada por fotografia em macro. A redatora que vos escreve, inclusive.

A técnica basicamente consiste em fotografar coisinhas bem pequenas, ou detalhes.

Você precisa de muita luz, além de tomar muito cuidado para não fazer sombra nas suas fotos.

O ideal, é que você tenha uma lente macro específica para isso. Uma lente comum que normalmente vem nos kits de câmera, aquela 18-55 basicona, você não vai produzir uma macro decente. Porém existem diversas alternativas e técnicas para fazer uma boa macro. Vem com a gente, que no caminho te explicamos!

Macro sendo básica

Essa foto é minha, do meu instagram, é uma chave, nesse caso eu quis mostrar os detalhes e as texturas da chave.

Ela foi feita com um iPhone 5. Pois é, a foto ficou decente mesmo com uma lente ruim. Mas ela tem um segredo. Lente macro para iPhone. Sim, elas existem, são super úteis, não são caras e na medida do possível, produzem boas fotos.

Esta aqui é uma foto macro, de uma lente Macro para Iphone. No mínimo, uma composição interessante.

Apesar  de ser uma foto escura e estar levemente craquelada por falta de luz, é bacana ilustrar  as lentes de iphone funcionando.

Claro, que a qualidade de pixels vai influenciar, e possivelmente a imagem vai craquelar um pouco quando você ampliar. Mas para expor no meio digital, com aqueles 72 dpi, tá mais que suficiente para se divertir e produzir fotos gracinhas para o seu Instagram.

Diversificando cores e detalhes

Essa foto por outro lado foi montada de forma diferente e produzida por uma lente melhor. Perceba que ela é mais clara e as cores são mais vibrantes. Muito possivelmente foi feita com uma lente especial para macro.

Macro extrema

Agora temos a Macro extrema também, que tem o detalhe do detalhe.

Recado para moças que tem medo de insetos, não prossiga.

Essa foto mostra os detalhes dos olhos que um inseto, provavelmente uma abelha, que já é por si só algo bastante pequeno, agora conseguir os detalhes dos olhos dela, não é com qualquer lente que se faz isso. E muito menos qualquer  fotógrafo. Uma vez que além de dominar o medo de ser picado, precisa ter o timing correto para fazer a foto.

Tudo bem, fique com essa foto de joaninha para melhorar o seu dia.

Ela também é de inseto, também é Macro, mas com certeza, é menos assustadora.

Agora, aquelas dicas que valem ouro!

Se você é o tipo de fotógrafo que insiste em trabalhar com foco automático, esqueça. Fotos Macro não foram criadas para esse tipo de função. Além de montar corretamente a foto, você precisa montar corretamente o foco. Ele que vai dar o charme da foto, além de separar o joio do trigo.

Muito cuidado com as sombras. Quando você está aproximando muito a lente do objeto a ser fotografado, você, a sua máquina e a sua lente tendem a formar sombras na imagem, acabando completamente com a sua foto, deixando tudo disforme. Por isso procure sempre tem cuidado com suas composições.

Por exemplo nessa foto, que também é minha, de uma peninha de pouco mais de um centímetro de comprimento do meu passarinho. Por conta da proximidade da lente, ela tem sombras onde não devia. Porém como era uma pena muito pequena, fiquei com medo de perdê-la. Então preferi fazer a foto logo, mesmo que ela não ficasse 100% como eu queria.

Que tal montar um projeto com coisinhas e texturas? A fotografia em macro é uma das áreas que a Lion Audiovisual apoia e tem muita capacidade e sagacidade para produzir.

Seria um ensaio totalmente conceitual e diferente. Entre em contato conosco e solicite um orçamento, você ficará encantado com todos os serviços que temos a oferecer.


Leia Também:

12 Fotos que provam que quem faz a diferença é o Fotógrafo, e não a Câmera

10 Animais mais Fotogênicos que você

 


Sobre a Autora:

Thais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!