Acerte no Tom – A Importância das Cores na Comunicação

A cor não deve ser encarada de forma arbitrária e sim vista como uma ferramenta para elicitar emoções, cada cor tem muito a dizer sobre o mundo em que vivemos. O ser humano usa das cores para expressar sentimentos, manifestar opiniões, celebrar culturas e com o design não seria diferente. Preparamos para você um pequeno levantamento sobre a importância das cores na comunicação.

As Cores e as Emoções:

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Você já reparou o quanto as cores estão ligadas a diferentes emoções? Como, por exemplo a expressão “ Vermelho de raiva”, ou quando pintamos um cômodo de nossa casa com tons de azul ou verde claro para “passar um ar relaxante”.  Esta relação entre cor e emoção é reconhecida da mesma maneira em quase todo o mundo, confira:

Vermelho: Representa coragem, paixão, força, motivação

Laranja: Representa entusiasmo, graça, alegria, exuberância

Verde:  Representa harmonia, saúde, esperança, prosperidade

Rosa:  Representa amor, felicidade, ternura, sedução, feminilidade

Amarelo: Representa otimismo, comunicação, foco, inspiração

Azul: Representa calma, imaginação, relaxamento, compaixão

Violeta/Roxo: Representa paz, devoção, espiritualidade, respeito

Marrom: Representa praticidade, paciência, confiabilidade

Branco: Representa pureza, fé, honestidade, inocência

Preto: Representa, elegância, proteção, inteligência

A Importância das Cores no Marketing:

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Um bom estudo da psicologia das cores aplicado à criação de sua identidade visual é fundamental para um resultado positivo, é preciso saber qual tipo de emoção e mensagem sua marca deseja transmitir a seu público, quais são as preferências pessoais do seu consumidor entre outros fatores.

Em um estudo conhecido como “Impacto da Cor em Marketing (Impact of Color in Marketing)”  , conclui-se que 90% dos consumidores  levam em conta as cores como principal fator de escolha de compra, os outros 10% se resumem em textura, sons e cheiros.

O uso de cores aumenta em até 80% o reconhecimento imediato de uma marca, 60% dos consumidores acreditam que a cor pode influenciar na aceitação ou na rejeição de algum produto. A diferença nos anúncios também é gritante, aqueles que são coloridos são 42% mais vistos do que aqueles feitos em preto e branco.

Para se ter uma ideia, mais de metade das pessoas  tendem a desistir de comprar certos produtos pelo fato de os mesmos não possuírem as suas cores favoritas, este é apenas mais um dos inúmeros fatores que nos mostram a importância das cores na comunicação.

Todo esse conhecimento, somado à experiência de um bom profissional resultam em uma identidade visual e peças de comunicação  bem sucedidas. Por isso convidamos você a conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho. Temos tudo o que é necessário para oferecer as melhores soluções em design, fotografia e filmagem. Acesse www.lionaudiovisual.com.br e confira.

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Thais Souto Lopes

Redatora Lion Audiovisual