15 set Acerte no Tom – A Importância das Cores na Comunicação
A cor não deve ser encarada de forma arbitrária e sim vista como uma ferramenta para elicitar emoções, cada cor tem muito a dizer sobre o mundo em que vivemos. O ser humano usa das cores para expressar sentimentos, manifestar opiniões, celebrar culturas e com o design não seria diferente. Preparamos para você um pequeno levantamento sobre a importância das cores na comunicação.
As Cores e as Emoções:
Você já reparou o quanto as cores estão ligadas a diferentes emoções? Como, por exemplo a expressão “ Vermelho de raiva”, ou quando pintamos um cômodo de nossa casa com tons de azul ou verde claro para “passar um ar relaxante”. Esta relação entre cor e emoção é reconhecida da mesma maneira em quase todo o mundo, confira:
Vermelho: Representa coragem, paixão, força, motivação
Laranja: Representa entusiasmo, graça, alegria, exuberância
Verde: Representa harmonia, saúde, esperança, prosperidade
Rosa: Representa amor, felicidade, ternura, sedução, feminilidade
Amarelo: Representa otimismo, comunicação, foco, inspiração
Azul: Representa calma, imaginação, relaxamento, compaixão
Violeta/Roxo: Representa paz, devoção, espiritualidade, respeito
Marrom: Representa praticidade, paciência, confiabilidade
Branco: Representa pureza, fé, honestidade, inocência
Preto: Representa, elegância, proteção, inteligência
A Importância das Cores no Marketing:
Um bom estudo da psicologia das cores aplicado à criação de sua identidade visual é fundamental para um resultado positivo, é preciso saber qual tipo de emoção e mensagem sua marca deseja transmitir a seu público, quais são as preferências pessoais do seu consumidor entre outros fatores.
Em um estudo conhecido como “Impacto da Cor em Marketing (Impact of Color in Marketing)” , conclui-se que 90% dos consumidores levam em conta as cores como principal fator de escolha de compra, os outros 10% se resumem em textura, sons e cheiros.
O uso de cores aumenta em até 80% o reconhecimento imediato de uma marca, 60% dos consumidores acreditam que a cor pode influenciar na aceitação ou na rejeição de algum produto. A diferença nos anúncios também é gritante, aqueles que são coloridos são 42% mais vistos do que aqueles feitos em preto e branco.
Para se ter uma ideia, mais de metade das pessoas tendem a desistir de comprar certos produtos pelo fato de os mesmos não possuírem as suas cores favoritas, este é apenas mais um dos inúmeros fatores que nos mostram a importância das cores na comunicação.
Todo esse conhecimento, somado à experiência de um bom profissional resultam em uma identidade visual e peças de comunicação bem sucedidas. Por isso convidamos você a conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho. Temos tudo o que é necessário para oferecer as melhores soluções em design, fotografia e filmagem. Acesse www.lionaudiovisual.com.br e confira.
Não esqueça também, de curtir nossa página no Facebook https://www.facebook.com/lionaudiovisual/ e seguir nosso perfil no intagram @lion_audiovisual. Lá você encontra os mais variados conteúdos sobre este universo, de dicas a curiosidades, fique sempre por dentro de nossos posts.
Thais Souto Lopes
Redatora Lion Audiovisual