O que é Storytelling e como ele pode te ajudar a se comunicar melhor?

Contar histórias é uma arte. Desde o início da história, as pessoas usam narrativas para fazer conexões, absorver emoções e explicar a realidade. Por exemplo, as mitologias grega, romana e indígena tentam explicar como o mundo foi criado e dar aos deuses características humanas que os tornam protagonistas.

O storytelling já existe desde milênios atrás. Em pinturas rupestres, rituais ocultos e mitos. Em todas essas situações, ele conseguiu envolver as pessoas. Portanto, usá-lo como um truque de marketing digital pode trazer impactos positivos para seu negócio.

O que é Storytelling?

Em inglês, “story” significa história e “telling” significa contar. Ou seja, storytelling é um recurso utilizado para contar uma história por meio de elementos específicos como personagens, cenários e conflitos, transmitindo uma mensagem com início, meio e fim.

O objetivo de contar uma história é encantar e cativar uma audiência. Logo, é importante ter a noção exata do seu público-alvo para que a mensagem seja a mais personalizada e assertiva possível.

Uma história interessante é a soma de alguns fatores muito consistentes: um vocabulário inteligente, um enredo provocativo, personagens intrigantes, informações relevantes, e claro, elementos de suporte visual, por exemplo: imagens, ilustrações, vídeos, etc. 

O storytelling no Marketing Digital

Ao contar uma história, você pode acionar o gatilho psicológico do espectador. É um processo completamente emocional que afeta as decisões das pessoas. Pode-se dizer que o storytelling é uma ferramenta persuasiva que influencia as pessoas a fazerem negócios com você e torna sua marca uma referência de mercado.

Hoje, contar histórias pode ser usado para muitas coisas. Não sendo apenas uma ferramenta exclusiva do cinema e da literatura, mas também faz parte do marketing, fotografia, arte, jornalismo e da educação. Assim, você pode aplicá-lo e aproveitá-lo de diferentes maneiras em diferentes áreas, dependendo do seu público-alvo.

Nesse cenário, o storytelling é amplamente utilizado como estratégia no marketing digital, seja no caso de lançamento de um novo produto ou para fidelizar clientes da marca por meio de uma mensagem diferenciada. 

Embora muitas empresas usem apenas a publicidade tradicional, o storytelling ajuda as marcas a construir uma narrativa em torno do problema que seu produto ou serviço resolverá. É uma forma de impulsionar o seu negócio sem vendas diretas. Em outras palavras, contar histórias é mais persuasivo do que intrusivo.

Uma grande case de sucesso usando storytelling é a Coca-Cola. A empresa vende a felicidade em seus conteúdos e promove seus produtos até para aqueles que admitem que o refrigerante é prejudicial à saúde humana.

Quando uma marca tem uma narrativa interessante e apresenta seus produtos de forma inteligente e envolvente, seus potenciais clientes se aproximam do seu negócio, criando uma relação sólida entre os consumidores e sua empresa, criando o engajamento necessário para alavancar as vendas.

Contar histórias pode ser uma ótima ferramenta de marketing, não é? Agora você já sabe mais sobre como alavancar suas vendas por meio do storytelling. No entanto, antes de fazer do storytelling uma estratégia para sua marca ou produto, você deve conhecer muito bem suas personas, pois não adianta criar uma história fantasiosa e repleta de reviravoltas se o seu público possui um perfil mais pragmático, por exemplo. Ao pesquisar seu público-alvo, você saberá quando e como investir em storytelling. 

A Lion Audiovisual pode te ajudar na elaboração das histórias que certamente impactarão seu público. Nós ajudamos você desde a concepção da ideia até todas as etapas da execução, até que tudo esteja pronto para ser apreciado pela sua audiência. Entre em contato conosco e nos conte sobre os projetos visuais da sua empresa.