Razões para usar conteúdo visual nas Mídias Sociais

As redes sociais passaram a fazer parte do nosso dia a dia e, o mais importante, estão se tornando cada vez mais importantes no dia a dia das empresas. Usá-los estrategicamente pode ser a diferença que faltava para o seu marketing ser um marketing de sucesso.

Os cientistas já nos mostraram que as imagens chegam ao cérebro mais rapidamente do que o texto. Afinal, você já pode ver o que uma imagem significa sem ter que ler o texto e traduzi-lo em uma ideia na sua cabeça.

É por isso que incorporar recursos visuais em seu marketing de mídia social é tão importante para o sucesso. Se você está procurando um melhor engajamento e resposta, adicionar imagens às suas postagens de mídia social é praticamente uma obrigação.

Por isso decidimos compartilhar algumas razões para você utilizar conteúdos visuais nas redes sociais da sua empresa.

1 – O conteúdo visual atrai os seguidores

Lembre-se sempre que você está competindo com outras empresas por espaço e visibilidade nas plataformas de mídias sociais. Incluir recursos visuais em suas postagens de mídia social pode ajudar a atrair novos seguidores e manter os seguidores existentes engajados. 

O conteúdo visual é uma maneira rápida de expressar sua marca, transmitir emoção, destacar dados importantes, mostrar seus produtos e direcionar tráfego para seu site. As imagens desempenham um papel importante em feeds de mídia social superlotados, mas entenda que postar qualquer tipo de conteúdo visual nas mídias sociais não é suficiente.

O conteúdo com imagens relevantes obtém 94% mais visualizações do que o conteúdo sem imagens relevantes, portanto, você precisa ser muito estratégico ao criar um plano de publicação.

2 – O conteúdo visual engaja os seguidores 

É muito mais provável que um conteúdo com imagens seja mais lido, curtido, comentado, salvo e compartilhado do que um conteúdo de texto simples. Posts com imagens têm engajamento 650% maior do que posts somente texto. Isso ocorre porque o conteúdo visual tem 40 vezes mais chances de ser compartilhado nas mídias sociais do que outros tipos de conteúdo.

Assim, por exemplo, você pode aproveitar as imagens para criar conteúdos mais envolventes. As plataformas de mídia social interpretam o conteúdo mais engajado como o mais popular. Assim como toda plataforma de mídia social tem seus próprios algoritmos para determinar a frequência e a prioridade do conteúdo, é seguro dizer que quanto mais popular for o seu conteúdo, maior a probabilidade da plataforma mostrá-lo aos demais usuários, aumentando seu alcance e conquistando mais audiência para sua empresa.

3 – O conteúdo visual é facilmente compreendido

Quando se trata de compreensão, nossos cérebros preferem recursos visuais porque transmitem mais informações com mais eficiência do que recursos textuais.

Cerca de 90% das informações enviadas ao cérebro são visuais, e as imagens são processadas 600.000 vezes mais rápido que o texto, então podemos concluir que os humanos são biologicamente programados para processar o mundo visualmente.

O cérebro humano processa sinais visuais em 1/4 de segundo. Entendendo isso, podemos afirmar que usar recursos visuais em seus esforços de marketing é a melhor estratégia para fixar sua mensagem na memória do seu público mais rapidamente e eficientemente. 

4 – O conteúdo visual é memorável

O conteúdo visual é fácil de entender, portanto, ele se torna memorável. Ao processar um conteúdo visual, o cérebro rapidamente faz conexões com informações já armazenadas na memória, ajudando a reter informações. Se você adicionar apelo emocional e estético aos seus projetos, o cérebro do seu público reterá as informações mais profundamente.

Em outras palavras, incluir imagens agradáveis ​​​​e que provoquem emoção tornará suas postagens de mídia social mais memoráveis ​​​​para seu público. Assim, quando chegar a hora de comprar, seu público certamente se lembrará do seu negócio.

Lembre-se, as pessoas lembram 80% do que veem, mas apenas 20% do que leem e 10% do que ouvem. Portanto, use suas imagens estrategicamente. Você ajudará seu público a lembrar de você e de sua mensagem quando precisarem de você no futuro.

5 – O conteúdo visual é relacionável

As pessoas compram daqueles que conhecem, gostam e confiam, e é aí que o fator “relacional” realmente entra em jogo. Ao se conectar com seu conteúdo em um nível emocional, seu público forma uma conexão ou relacionamento com sua marca. 

Os seguidores são atraídos por pessoas de quem gostam. Portanto, humor, dados, citações e até fotos pessoais em suas postagens podem realmente ajudar as pessoas a conhecê-lo e construir relacionamentos online.

Não subestime o valor de ser uma empresa ou pessoa com a qual o seu público pode se conectar. De acordo com a psicologia, as emoções desempenham um papel importante nas decisões de compra dos consumidores e diversas pesquisas mostram que o sentimento positivo sobre uma marca tem um forte impacto na fidelidade do consumidor.

Por isso, produzir conteúdo visual original de forma profissional é a melhor forma de trazer resultados expressivos para sua empresa. Investir em conteúdo visual de alta qualidade é um investimento que rende um retorno mais expressivo do que o conteúdo produzido em casa, e não tem ciclicidade suficiente.

Pensando nisso, nós da Lion Audiovisual podemos te ajudar a produzir conteúdos visuais de qualidade para suas redes sociais que certamente impactarão seu público. Nós ajudamos você desde a concepção da ideia até todas as etapas da execução até que o seu conteúdo esteja completamente pronto para ser apreciado pela sua audiência. Entre em contato conosco e nos conte sobre os projetos da sua empresa.