Uma boa iluminação faz toda diferença

Quem trabalha com a produção de vídeos sabe da importância de se ter uma boa iluminação, afinal, ter uma luz adequada é um fator decisivo na qualidade do conteúdo.

Na hora de criar um conteúdo audiovisual, é necessário pensar nas cenas inteiras, pois a qualidade de imagem precisa estar alinhada junto ao resto.  Sendo assim, a iluminação pode gerar diversos efeitos tanto positivos, quanto negativos.

A falta de clareza nas imagens gera uma perda de cores que compromete o resultado final. Além disso, se a iluminação estiver problemática, pode aumentar o ISO da câmera, causando ruídos na imagem e diminuindo a sua qualidade. Uma iluminação muito clara, dando a impressão de estar estourada, por exemplo, ou a falta de luz em algum ponto importante, ou até mesmo tons de cores não desejados, fazem com que o vídeo passe a impressão de falta no preparo.

Qual o melhor tipo de iluminação?

Julgar a luz externa como a ideal para qualquer tipo de situação quando se vai gravar um vídeo é comum, porém, na maioria das vezes, ela pode se tornar inimiga do seu trabalho. A luz do sol é ótima por ser uma iluminação natural, aproximando a cena da realidade. Porém, deve-se lembrar que ela não é controlável, principalmente em ambientes com árvores ou em locais com muitas nuvens, fazendo com que a gravação sofra muita variação de luz.

Por isso, a luz interna é a mais usada. Através dela, é possível ter um controle maior da luz na cena a cada momento. Esse tipo de iluminação é ideal para quem quer consistência no resultado do vídeo.

Quer dicas de como realizar uma gravação de qualidade? Entre em contato conosco.