FOG – Fotografia Orientada a Gambiarras

FOG – Fotografia Orientada a Gambiarras – é um termo fotográfico que eu acabei de inventar com base em POG – Programação Orientada a Gambiarras.

gambiarra-visor filme

O termo POG realmente existe, basta perguntar à qualquer programador de verdade, inclusive, existe um artigo na Wikipedia que diz bastante coisa a respeito.  Em relação ao termo original, você precisa saber algumas coisas, antes da gente começar a de fato aplicar na fotografia.
Primeira coisa: Existem dois tipos de programadores, os que fazem Gambiarras, e o que mentem sobre não fazer Gambiarras.

Segunda coisa: Isso é tão sério que alguns elementos são Devotos Fiéis da Nossa Senhora da Gambiarra, e levam isso muito à sério.

Mas deixando esse papo de programação para lá, vamos falar de Fotografia! Vem com a Lion!

FOG – Fotografia Orientada a Gambiarras

Muita gente prefere o termo “saída criativa para problemas com soluções inviáveis” mas na verdade isso é apenas pura e simples Gambiarra. E hoje nós vamos mostrar para vocês algumas pá Gambiarras Fotográficas que podem salvar vidas, deixar suas fotos incríveis! Recentemente conversamos sobre algumas maneiras não muito ortodoxas de fotografar, que são basicamente truques, no texto O Lado Negro da Força Fotográfica, mas vamos deixar bem claro, aquelas são apenas técnicas não ortodoxas de construir uma foto, hoje nós vamos falar de Gambiarras de verdade, com G maiúsculo.

fotografica-gambiarra agua

Separamos alguns temas para Gambiarra. São eles Flash, Névoas, Falso Bokeh e algumas idéias hipsters. Vem com a gente entender!

Flash & Cia LTDA

Não faz muito tempo, escrevi um texto com dicas infalíveis para fotografar à noite onde eu sou bastante taxativa a respeito de flash de máquina e sobre como eles não servem para nada. A história segue sendo verdade. Mas temos um pulo do gato! Se você usar alguma dessas duas gambiarras, aquela coisa vai servir um pouco mais que iluminar uma floresta de madrugada.

gambiarra-flash 2

Primeiro vamos entender, porque o flash de máquina é ruim?

Porque ele traz uma luz direta e a imagem fica chapada. Porém quando você consegue controlar essa luz para que ela fique mais difusa, ela pode funcionar muito bem!

Coloque um saco de supermercado na frente da luz do flash e faça a foto.

O saco vai funcionar como um softbox e a luz não será tão dura!

gambiarra-flash-saco

Ou se você preferir, pegue um maço velho e vazio de cigarros e monte uma casinha com o flash e o maço. A luz do flash não vai ser mais direta, melhorando MUITO a imagem. Sem que você precise elevar muito o ISO da sua máquina. Bom não?

gambiarra-flash 1

Criando Névoas

Sabe aquelas fotos bonitas com efeitos, névoas e uma coisa meio diferenciada? O efeito é bastante simples, e é feito durante a foto, não na pós produção, o que fica mais fácil e mais real também.

gambiarra-plastico

Você pega um pedaço de plástico transparente e coloca em uma das extremidades da lente, ou na pior das hipóteses prende o tal plástico por toda a volta da lente.

gambiarra-fog

A imagem vai criar uma deformação e fica um efeito super bonito!

Falso Bokeh Falso

Alguns textos para trás já falamos em Bokeh também, que é um efeito feito com as luzes externas à fotografia e também como fazer alguns filtros. Essa gambiarra aqui, é a gambiarra da gambiarra, se é que isso é possível.

É simple assim, você vai na internet, busca por “fundo desfoque Bokeh”. Então você vai pegar o objeto que deseja fotografar, e vai colocar na frente desse fundo que você escolheu na internet. Daí a coisa vai ficar mais ou menos assim:

gambiarra-bokeh1

Então você vai, bate a sua foto e ela fica como? Assim:

gambiarra-bokeh2

Isso é que eu chamo de FOG! Excelente, criativo e genial!

Cansei de ser mainstream, quero mais é ser Hipster!

Essa é aquela dica de ouro para meio arco-íris cheias tons diferentes. Você já viu as costas de um cê, certo? Dependendo da luz que bate, ele faz um tom rosa, faz uma coisa meio arco-íris e tal.

gambiarra-cd1

Tente posicionar o cd contra a lente da sua máquina. Dê aquela viradinha, e vá sentindo como a foto está ficando.

Além de extremamente divertido, a foto fica com uma névoa meio colorida, azulada, meio vintage meio hippie chic. Fica tudo de lindo e vale a pena tentar!

gambiarra-cd2

O Ministério da Lion Adverte: Gambiarras demais podem dar errado!

E muito errado! Veja bem, usar gambiarras vez por outra, quando não se tem mais o que fazer é uma coisa, agora viver de gambiarra também não é a melhor ideia do mundo. Pelo simples motivo. As Gambiarras são um método muito frágil que usamos para quebrar um galho, e como toda coisa frágil, ela pode quebrar e dar errado a qualquer momento. Imagina o seguinte, você vai, troca um soquete de lâmpada e faz uma gambiarra. Essa gambiarra não pode ficar lá pra sempre, senão sua casa pode pegar fogo se der um curto circuito. A mesma coisa acontece com a fotografia, quando você faz uma gambiarra vez por outra, tudo bem, agora concorda que se você porventura fizer um ensaio só na Gambiarra, pode ser que ele fique com qualidade duvidosa? Pois então!

gambiarra-timer

Quando estiver procurando por serviços fotográficos, procure por profissionais, com bons equipamentos e que não faça gambiarras sempre. Como os profissionais da Lion, que são extremamente capazes, e têm saídas criativas para problemas, e não vivem de gambiarra o tempo todo! Assim você garante fotos perfeitas, com muita qualidade e vai guardar essas memórias para o resto da vida!


Leia Também:

O Lado Negro da Força Fotográfica

Fotos e a Valorização de Produtos Artesanais


eu-gataSobre a Autora:

Thais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!