Fotografia Antiga – Uma Breve História

A fotografia como conhecemos, digital, onde você fotografa e em 5 minutos já está no facebook, nem sempre foi assim. Quem é mais velho, conheceu a fase gloriosa dos filmes, que aos trancos e barrancos ainda sobrevive. Se você é um entusiasta do filme, não deixe de ler os textos Pinhole – Fotografando no Mundo dos Sonhos e Máquina Analógica – 5 dicas para fotografar, onde conversamos sobre filmes e outras coisas. Enquanto isso, vem conhecer um pouco de fotografia antiga!

antiga-fotografia

Mas hoje vamos falar de coisas ainda mais antigas que filmes, da época que nem tinha filme e uma foto levava 8 horas na luz do dia de exposição para ficar pronta.

Vem com a gente nessa viagem no tempo conhecer um pouco de história!

Uma história Antiga

Não podemos atribuir a invenção da Fotografia à apenas uma pessoa. A fotografia foi um processo estudado por muitos em paralelo, ou até mesmo juntos. A princípio, ela era chamada de Heliografia, por conta justamente das gravuras serem feitas a partir da luz solar.

Com algumas construções de máquina enormes com caixas e processos a vapor, ainda não existia o papel fotossensível, então as fotos eram “impressas” em placas de metal.

antiga-heliografia

Pouco tempo depois, com processo de ácido nítrico, nitrato de prata e outros compostos, surgiram os papéis fotossensíveis. Então a fotografia começou a ganhar espaço no mundo, e se assemelhar ao processo que já conhecemos.

Kodak – Popularizando a Fotografia

Se existe uma empresa que seja responsável pela popularização da Fotografia, essa é a Kodak. Se existem duas, são elas a Kodak e a Fujifilm.

A Kodak abriu as portas com um filme e uma máquina especial. Ambos em formatos pequenos que poderiam facilmente ser levados na bolsa, a máquina era pequena, e seu filme tinha 100 poses. Pela imagem parece estranho, mas essa é uma máquina portátil antiga.

fotográfica - primeira kodak

O processo era simples, você queimava o filme, enviava para a fábrica e eles revelavam o filme. Tanto que eles tinham o Slogan “Você clica, nós fazemos o resto”.

Eles revolucionaram o mercado. De muitas formas. Em 1900 era possível comprar uma máquina fotográfica por apenas 1 dólar.  A revolução foi tão forte, que a kodak chegou a ser a empresa com mais funcionários no mundo todo, além de dominar 90% do mercado Norte Americano.

antiga - kodakchrome

Por ter um respaldo tão grande em fotografia, a Kodak não se preocupou muito com outros caminhos e recursos. A Fujifilm por exemplo, que sempre teve filmes igualmente bons, mas por não dominar uma fatia tão grande do mercado, investiu em outras áreas, como copiadoras, impressoras e outros produtos do mesmo segmento.

Por conta disso, a Kodak passou (e ainda passa) por um mau período, mas isso fica para o próximo parágrafo.

O Raio Digitalizador

Bom, quando chega a parte da fotografia como a gente conhece? Agora! Imagine que estamos em 1990 e a Kodak lança um produto que revolucionou o mercado. Revolucionou tanto, que anos mais tarde foi considerado motivo de sua falência!

fotografica - primeira digital

Muito bem, Kodak lançou a primeira máquina inteiramente digital do mercado. Ela simplesmente não precisava filmes, o que era totalmente incrível. Claro, que a era digital demorou pra pegar, e mesmo hoje, são poucas máquinas (para dizer que tem alguma) que tem a mesma qualidade de um filme da linha profissional. Tanto, que as máquinas digitais só passaram a ser usadas profissionalmente, no começo da década de 2000. Antes disso, um ensaio profissional de verdade era feito com filme. Então era muito comum ver um fotógrafo com duas até três máquinas penduradas. Justamente por conta da diferença de ISO e filme em casa uma delas.

antiga - fotografo varias maquinas

“Tudo bem Thais, mas no parágrafo anterior, você disse que a Kodak cavou a própria cova inventando a máquina digital. Como isso pode ser possível? Ela poderia daqui para frente fazer as melhores máquinas digitais, oras.”

É verdade. Mas lembra quando eu disse que o forte da Kodak sempre foram filmes? Então, ela tinha máquinas e outros acessórios, foi inclusive uma das primeiras a lançar uma máquina instantânea e uma máquina descartável, e isso não é pouca coisa! Mas o negócio deles era realmente filme. Então quando deram a ideia, outras empresas fizeram câmeras muito melhores, pondo um fim na era dos filmes, e chegando no patamar atual, onde temos máquinas incríveis, como Canon e Nikon, num preço relativamente acessível.

antiga - ektachrome

Para quem interessar, a Kodak continua operando, com alguns filmes clássicos, como Portra, Colorplus e outros, recentemente re-lançou um filme de muito sucesso nas décadas de 80’s e 90’s, o Ektachrome (nós entusiastas analógicos estamos muito ansiosos!). Além de outros projetos como o Smartphone totalmente direcionado para fotógrafos, que pasmem, tem até função manual, imitando lindamente uma Câmera DSLR comum, com incríveis 21 megapixels, ele se chama Ektra, em homenagem, a uma das primeiras máquinas da companhia de muito sucesso.

Conte com a Lion

E essa é uma breve história da fotografia. Se quiser fotografia na prática, recomendo que entre em contato com a Lion e solicite um orçamento para o seu projeto. Ficaremos encantados em oferecer fotos incríveis e um pouco de história da fotografia para agregar ainda mais valor ao seu repertório.


Leia Também:

Fotografando em macro – A Beleza dos Detalhes

Pinhole – Tutoriais para fazer a Sua!


Sobre a Autora:

IMG_0967_sqgqwjThais Costa – Redatora Lion Audiovisual –
Publicitária, fotógrafa, marketeira, cinéfila e também escritora. Cool, vintage e nerd também são a minha praia, mas sem areia, por favor!